WhatsApp Image 2021 12 08 at 13.52.38

Soldado lotado em UPP fazia segurança da maior carga de cocaína já apreendida no RJ

 O soldado Antônio Carlos Viana Gonçalves, lotado na UPP Macacos, foi preso pela Polícia Federal fazendo a segurança da maior carga de cocaína pura já apreendida no Estado do Rio. Ao todo, foram apreendidos 2,5 toneladas da droga num galpão em Duque de Caxias, Região Metropolitana na madrugada desta terça-feira. O PM, de 26 anos — cinco deles na corporação —, estava do lado de fora do estabelecimento, no dia de sua folga, quando foi surpreendido pelos agentes.

Apesar de ter uma arma registrada em seu nome, um revólver calibre 38, e de ter requerido há menos de um mês autorização da PM para acautelar uma pistola da corporação, ele não portava nenhuma dessas armas no momento em que foi abordado. Segundo a Delegacia de Repressão às Drogas (DRE-RJ), responsável pela apreensão, Viana estava com duas armas sem registro, uma pistola e um revólver, além de um rádio comunicador, quando foi preso. Em sua ficha disciplinar na PM, seu comportamento é descrito como "ótimo". Ele só possui uma anotação, por um atraso quando estava escalado para apoiar um cerco à favela da Rocinha, em setembro do ano passado.

O valor estimado do total da carga é de cercade R$ 65 milhões no Brasil. Por conta da pureza e da quantidade, os investigadores acreditam que a droga sairia do Brasil por rota marítima. O destino mais provavel é a Europa, onde o valor de mercado do produto é quatro vezes maior. A investigação segue em andamento com objetivo de chegar aos fornecedores da droga, que chegou ao Rio nos dias anteriores à apreensão.

PF apreendeu 2,5 toneladas de cocaína em um galpão de Duque de Caxias

Além do PM, também foi preso em flagrante um homem de 41 anos dentro do galpão. Segundo os agentes, era ele que chefiava o soldado na guarda da carga. Os presos responderão por tráfico de drogas, com pena pode chegar a 15 anos de prisão.

De acordo com o superintendente da PF do Rio, delegado Tácio Muzzi, além da maior apreensão de cocaina pura da historia do Rio, essa é a quinta maior da história do país.

— Estamos focando na descapitalização do tráfico de drogas. Somente esse ano, a PF já apreendeu 1,1 bilhão em bens de narcotraficantes, como imóveis, carros, aeronaves e propriedades. Essa ação faz parte dessa ofensiva — afirma Muzzi.

PF apreendeu 2,5 toneladas de cocaína em um galpão de Duque de Caxias

A apreensão acontece um dia depois da prisão do paraguaio Pedro César Prieto Galeano, de 39 anos, apontado como fornecedor de armas da maior facção do tráfico de drogas do Rio. O criminoso foi capturado em Cidade do Leste, no país vizinho, e separada de Foz do Iguaçu, no Paraná, pela Ponte da Amizade. De acordo com a PF, a prisão aconteceu em frente à prefeitura do município, onde o criminoso trabalhava como funcionário público.

A prisão de Prieto é fruto de uma investigação que começou há mais de um ano com a prisão de um motorista de aplicativo, natural de Foz do Iguaçu, que transportava um fuzil desmontado, carregadores e uma mira óptica do Paraguai para Macaé, no Norte Fluminense. Na ocasião, em julho de 2019, o homem estava com sua mulher e dois filhos e foi interceptado quando na Rodovia Presidente Dutra, em Piraí, no Sul Fluminense. A polícia descobriu que a arma seria levada para a favela Nova Holanda, que era disputada por duas facções à época.

A investigação chegou à conclusão que Prieto é um dos principais traficantes de armas para o Rio e comandava uma rede de "mulas", que recebem dinheiro para transportar fuzis pela fronteira. O armamento saía do Paraguai e chegava ao Rio em veículos adaptados com esconderijos para despistar a polícia. A prisão do homem e de mais dois comparsas foi decretada pela 2ª Vara Federal de São Pedro da Aldeia. A operação teve outro braço em Macaé, onde a PF cumpriu mandatos de busca e apreensão nesta terça-feira.

Fonte: extra.globo.com

Comentar

vetenuo

bannerdisponivel

bannerdisponivel

bannerdisponivel

bannerdisponivel

Impakto nas Redes Sociais

                                  Saiba os benefícios de usar o LinkedIn para a sua vida profissional - IFS -  Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe 

blogimpakto  acervo       jornalismoinvestigativo      Capa do livro: Prova e o Ônus da Prova - No Direito Processual Constitucional Civil, no Direito do Consumidor, na Responsabilidade Médica, no Direito Empresarial e Direitos Reflexos, com apoio da Análise Econômica do Direito (AED) - 3ª Edição - Revista, Atualizada e Ampliada, João Carlos Adalberto Zolandeck   observadh

procurados

Desenvolvido por: ClauBarros Web