WhatsApp Image 2021 12 08 at 13.52.38

Da herança à influência: como o tráfico de drogas entra na vida de mulheres em SC

Delegado afirma que maioria dos casos graves está ligado a esse tipo de crime. Para especialista em criminologia, muitas são sucessoras de criminosos que saem de circulação.

mulherestraficoDo início de 2017 até agora, 200 mulheres foram detidas pela Polícia Civil em Santa Catarina por posse ou tráfico de drogas. Conforme dados da Diretoria de Estatística do órgão, em 89 casos, as mulheres foram apontadas como traficantes. Autoridades e especialistas ouvidos pelo G1 apontam uma série de fatores que tornam o tráfico mais permeável para a atuação das mulheres. A influência de parentes ou companheiros, explicam especialistas, é uma das razões.

A NSC TV exibe nesta terça-feira (22) uma série de reportagens sobre o tema da segurança pública. É o chamado 'Dia S'.

"Os casos graves de criminalidade que elas [as mulheres] se envolvem, em sua grande maioria, são relacionados ao tráfico de drogas. E apesar de a maior parte não admitir, elas também têm o total conhecimento da atuação dos parceiros no tráfico", explica o delegado Alex Bonfim Reis. No mesmo período, 36 ocorrências foram enquadradas como mulheres em associação ao tráfico.

Coação ou 'herança'

Para o professor de criminologia da Universidade do Vale do Itajaí (Univali) , Alceu de Oliveira Pinto Júnior, a presença das mulheres no tráfico de drogas se dá, principalmente, por duas razões: por coação ou 'herança'.

"Quando se prende um traficante, a 'boca' continua. Várias delas acabam sucedendo [os criminosos que saem de circulação] por se tratar de um parente, por já conhecerem a rotina", explica o professor. Segundo ele, geralmente uma companheira, mulher ou filha segue a ordem do parente - seja por medo ou para garantir que o ponto de venda siga com a família.

"O tráfico torna-se o sustento da família. É um relato muito comum ouvirmos que a mãe não se afasta por não poder arriscar, por medo de sofrer represália.

Executada pelo tráfico

Um dos casos investigados pelo delegado Reis foi o de Roberta Keller, de 19 anos, que no dia 31 de maio foi encontrada carbonizada, em uma cova rasa em uma área rural de Brusque. Conforme o delegado, ela teria sido executada em razão de uma dívida envolvendo tráfico de drogas.

Roberta saiu da casa dos pais e mantinha um relacionamento com um supeito de tráfico da região do Vale do Itajaí, em Santa Catarina, segundo a Polícia Civil. Ainda segundo a polícia, não é possível precisar qual o envolvimento direto da garota no tráfico de drogas.

"As passagens policiais dela não são relevantes. O que podemos dizer com certeza é que a morte dela foi relacionada à cadeia da droga", disse o delegado.

Quatro pessoas foram presas pelo crime. A Polícia Civil terminou o inquérito, mas até esta segunda-feira (21) os suspeitos ainda não haviam sido denunciados, segundo o delegado.

Tráfico em números

Ainda de acordo com a Diretoria de Estatística da Polícia Civil de Santa Catarina, entre os homens, foram 418 detidos com relação a tráfico e posse neste ano. Como autores, 169. Como associação ao tráfico, 30. Os dados correspondem aos suspeitos conduzidos a delegacias de todas as regiões, mas não necessariamente condenadas pelo judiciário.

"Em quantidade, as mulheres se envolvem em muito menos casos de criminalidade que os homens, principalmente com relação aos delitos violentos [homicídio, latrocínio]", completa o delegado.

Apesar de a quantidade de detenções ainda ser quase duas vezes maior entre homens do que entre mulheres, segundo o professor Pinto, há a preocupação entre as autoridades que essas mulheres tenham mais independência e se organizem entre si.

"Temos exemplos, de quando há transferências de presos para outros estados, das mulheres coordenando. Elas tendem a ser muito mais organizadas, o que pode ser ainda mais perigoso", disse o professor.

Em números totais, de acordo com dados da Secretaria de Segurança Pública (SSP), somente neste ano, 42 mil quilos de droga, entre maconha, cocaína, crack entre outras foram apreendidas no primeiro semestre. Na métrica em unidades, foram cerca de 51 mil comprimidos de ecstasy e 11 mil unidades de LSD.

Fonte: G1

Comentar

vetenuo

bannerdisponivel

bannerdisponivel

bannerdisponivel

bannerdisponivel

Impakto nas Redes Sociais

                                  Saiba os benefícios de usar o LinkedIn para a sua vida profissional - IFS -  Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe 

blogimpakto  acervo       jornalismoinvestigativo      Capa do livro: Prova e o Ônus da Prova - No Direito Processual Constitucional Civil, no Direito do Consumidor, na Responsabilidade Médica, no Direito Empresarial e Direitos Reflexos, com apoio da Análise Econômica do Direito (AED) - 3ª Edição - Revista, Atualizada e Ampliada, João Carlos Adalberto Zolandeck   observadh

procurados

Desenvolvido por: ClauBarros Web