WhatsApp Image 2021 12 08 at 13.52.38

Apreensões de maconha em cadeias do Paraná aumentam 342% de janeiro a abril de 2020, diz Depen

Apreensões de drogas e celulares em unidades prisionais aumentam no Paraná Levantamento aponta aumento de 126% nas apreensões de celulares nas unidades prisionais do estado, em comparação com o mesmo período do ano passado.

 As apreensões de maconha em cadeias do Paraná aumentaram 342% nos primeiros quatro meses de 2020, em comparação com o mesmo período do ano passado, segundo o Departamento Penitenciário do estado (Depen).

O levantamento do Depen mostra que as apreensões de celulares cresceram 126% na mesma comparação.

Também houve aumento de 90% no volume de carregadores de celulares apreendidos e alta de 125% em apreensões de chips de celulares. Esses itens não chegaram a entrar nas cadeias, segundo o Depen.

Apreensões em cadeias no 1º quadrimestre no Paraná

Item 2019 2020
Maconha 11,9 kg 52,9 kg
Celulares 663 1.501
Carregadores 322 614
Chip 83 187
Serras 19 62
Brocas 13 16
Cocaína 12 g 363 g

Com o início das restrições por causa da pandemia da covid-19, as visitas no sistema prisional do estado foram suspensas.

Antes da proibição, de acordo com o Depen, a maior parte dos celulares e drogas entrava nas cadeias por pessoas que se aproveitavam das visitas.

Sem contato com os familiares ou outras pessoas que pudessem fazer a entrega, os presos buscaram outras formas para tentar receber os equipamentos e drogas dentro dos presídios.

Na cadeia de Ponta Grossa, nos Campos Gerais do Paraná, um drone foi apreendido ao sobrevoar o prédio com celulares, baterias e chips.

Em Maringá, no norte, e em Foz do Iguaçu, no oeste do estado, o departamento informou que houve duas apreensões de malotes, que foram arremessados para dentro de presídios.

Nos pacotes, estavam drogas e celulares, além de brocas e serras de metal. Nas duas ocorrências, dois adolescentes foram apreendidos e um homem foi preso após serem vistos fazendo os arremessos.

O diretor-geral do Depen-PR, Francisco Alberto Caricati, atribui o aumento no número de apreensões a uma fiscalização mais rigorosa dos agentes.

"A ação, por parte da segurança, melhorou não apenas pela questão da tecnologia, mas também pela questão da organização, com a criação de grupos especiais para promover o trabalho de apreensão dos ilícitos", comentou.

Levantamento do Depen aponta aumento no volume de apreensões de drogas e celulares nas cadeias do Paraná.

Fonte: g1.globo.com

 

Comentar

vetenuo

bannerdisponivel

bannerdisponivel

bannerdisponivel

bannerdisponivel

Impakto nas Redes Sociais

                                  Saiba os benefícios de usar o LinkedIn para a sua vida profissional - IFS -  Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe 

blogimpakto  acervo       jornalismoinvestigativo      Capa do livro: Prova e o Ônus da Prova - No Direito Processual Constitucional Civil, no Direito do Consumidor, na Responsabilidade Médica, no Direito Empresarial e Direitos Reflexos, com apoio da Análise Econômica do Direito (AED) - 3ª Edição - Revista, Atualizada e Ampliada, João Carlos Adalberto Zolandeck   observadh

procurados

Desenvolvido por: ClauBarros Web