WhatsApp Image 2021 12 08 at 13.52.38

Recalcatti cobra urgente reforma do atual Estatuto da Polícia Civil

recalc1O deputado Delegado Rubens Recalcatti (PSD) decidiu retomar no segundo semestre um tema adormecido: a reforma do Estatuto da Polícia Civil do Paraná. Em junho passado, um requerimento de autoria do parlamentar foi aprovado solicitando ao governo que encaminhe à Assembleia Legislativa a proposta do texto que está em discussão no governo.

“Este é um assunto primordial para a reorganização institucional da segurança pública no Paraná e que vem se arrastando há anos”, afirmou Recalcatti. Dentre as mudanças esperadas, estão a promoção por critérios exclusivamente objetivos e a valorização das carreiras policiais, além de medidas mais rigorosas para o ingresso na Polícia Civil.

No requerimento, ele lembrou que, criado em 1982, o Estatuto deveria ter sido modificado após a promulgação das Constituições do Brasil e do Paraná, em 1988 e 1989, respectivamente. Mas somente em 2005 foi instituído um Grupo de Trabalho para realizar a atualização. Desde então, outras duas comissões foram criadas, em 2011 e 2014, para reavaliar a minuta.

“Na verdade, há um grande esforço de todos os setores envolvidos para que a reforma do Estatuto seja concluída”, disse Recalcatti. A última reavaliação da minuta do Projeto de Lei Complementar (PLC) contou com a colaboração direta das entidades representativas das diversas categorias de polícia, como a Adepol, Sidepol, Sindipol, Sindespol e Sinclapol.

No momento, o texto se encontra em tramitação nas Secretarias de Estado competentes para que façam análises técnicas e econômicas. “Este processo já dura dois anos e é preciso darmos uma resposta à sociedade”, opinou o deputado, que é delegado de Polícia e atuou na carreira policial por quase 40 anos.

POLÍCIA MILITAR – Outro tema relativo à segurança pública e que também deverá ocupar a pauta da Assembleia é o do Plano de Carreiras para os Praças da Polícia Militar, que também tem sido fortemente reivindicado pela categoria. No dia 9 de agosto, está prevista a realização de uma audiência pública que irá debater a questão.

--

FOTO: Pedro Oliveira / Divulgação Alep

LEGENDA: Recalcatti pede que governo envie reforma do Estatuto para a Assembleia

Comentar

vetenuo

bannerdisponivel

bannerdisponivel

bannerdisponivel

bannerdisponivel

Impakto nas Redes Sociais

                                  Saiba os benefícios de usar o LinkedIn para a sua vida profissional - IFS -  Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe 

blogimpakto  acervo       jornalismoinvestigativo      Capa do livro: Prova e o Ônus da Prova - No Direito Processual Constitucional Civil, no Direito do Consumidor, na Responsabilidade Médica, no Direito Empresarial e Direitos Reflexos, com apoio da Análise Econômica do Direito (AED) - 3ª Edição - Revista, Atualizada e Ampliada, João Carlos Adalberto Zolandeck   observadh

procurados

Desenvolvido por: ClauBarros Web