WhatsApp Image 2021 12 08 at 13.52.38

Facção criminosa é responsável por queda no número de homicídios em SP? Coronel e pesquisadores divergem

Bruno Paes Manso, Camila Nunes Dias e José Vicente da Silva Filho participaram do 'Conversa com Bial'

n2608Segundo o Atlas da Violência 2018 divulgado em junho, São Paulo tem a menor taxa de homicídios por 100 mil habitantes no país, 10,9. No Conversa com Bial desta quinta-feira, 23/8, o jornalista Bruno Paes Manso, a socióloga Camila Nunes Dias e o coronel da reserva da Polícia Militar de São Paulo José Vicente da Silva Filho promoveram um debate sobre quem seria o responsável por esse índice.

  Autores do livro "A Guerra – A Ascensão do PCC e o Mundo do Crime no Brasil", Bruno e Camila afirmaram que a maior facção criminosa do país tem um papel relevante nessa queda. Já o ex-secretário nacional de Segurança Pública discorda. Para José Vicente, a redução dessa taxa se deve a um trabalho de inteligência da polícia, graças ao investimento tecnológico feito na corporação nas últimas duas décadas.

"Não tem sentido. Quando o crime aumenta é culpa da polícia e quando cai o mérito é dos bandidos? (...) O fator decisivo foi o mapeamento criminal e a ação da polícia em locais de maior incidência", explicou o coronel.

"É difícil para alguém da polícia ou do governo reconhecer a importância muito grande da facção na redução de homicídios em São Paulo. Porque é uma questão política muito sensível. A gente nunca conseguiu lidar com isso de uma maneira transparente e clara em termos oficiais", rebateu Camila.

"Quando se fala a respeito do papel da facção na redução de homicídios parece que a gente está fazendo uma espécie de apologia. Mas o que a gente tenta mostrar é que eles estão trabalhando com isso para ganhar mais dinheiro no crime. Se a gente fecha os olhos, não consegue entender a complexidade do problema. Não se trata de uma gangue pacificadora", ponderou Bruno. 

 O coronel da reserva da PM negou que exista alguma área controlada pela maior facção criminosa do Brasil em São Paulo:

"Existem áreas em que eles estão mais presentes. O secretário da Administração Penitenciária de São Paulo, Lourival Gomes, disse que há dez anos não tem uma unidade prisional controlada por bando nenhum", afirmou José Vicente.

"O que eu vejo é sempre a tentativa de minimizar e negar a existência da facção. É difícil encontrar saídas quando você não reconhece o problema", lamentou Camila. 

  O ex-secretário nacional de Segurança Pública afirmou que a PM de São Paulo é uma das melhores do mundo e que esse modelo deveria servir de exemplo para o resto do país. Ele reconheceu, contudo, que uma das saídas para conter o tráfico de drogas e o crime organizado seria uma maior integração das polícias:

"A Polícia Federal faz um trabalho pontual, mas não se entende com as autoridades locais. Isso precisaria de uma coordenação. Não há um remédio mágico, a não ser uma grande gestão dos processos de inteligência". 

  Para Bruno, as autoridades precisam encontrar uma forma de fragilizar financeiramente as organizações criminosas e prender os grandes nomes ligados ao tráfico, enquanto a regulamentação das drogas continuar no papel:

"Esse trabalho de investigação não é feito e a facção se fortaleceu nesses erros. Eles crescem nas brechas do Estado. Eles são efeito colateral dos erros da política de Segurança Pública que a gente não percebe".

"Nosso argumento é que esse processo de guerra cotidiana e prisões em flagrantes em detrimento da investigação de como funciona [o crime organizado] só enche as prisões e fortalece as lideranças prisionais. Você prende somente o pequeno criminoso". 

O Conversa com Bial tem direção artística de Monica Almeida e direção de conteúdo de Ingo Ostrovsky.

Confira lista com falas da personagem de Adriana Esteves que bombam nas redes sociais
Aprenda o passo a passo para preparar baguetes de batata-doce roxa, beterraba, moranga e espinafre
Técnicos definiram seus times para próxima fase do 'The Voice Brasil'
Luan Santana e Fernanda Souza ficam impressionados com o talento da artista
Veja como fazer a receita do 'É de Casa'
 
Fonte: GSHOW

 

Comentar

vetenuo

bannerdisponivel

bannerdisponivel

bannerdisponivel

bannerdisponivel

Impakto nas Redes Sociais

                                  Saiba os benefícios de usar o LinkedIn para a sua vida profissional - IFS -  Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe 

blogimpakto  acervo       jornalismoinvestigativo      Capa do livro: Prova e o Ônus da Prova - No Direito Processual Constitucional Civil, no Direito do Consumidor, na Responsabilidade Médica, no Direito Empresarial e Direitos Reflexos, com apoio da Análise Econômica do Direito (AED) - 3ª Edição - Revista, Atualizada e Ampliada, João Carlos Adalberto Zolandeck   observadh

procurados

Desenvolvido por: ClauBarros Web