WhatsApp Image 2021 12 08 at 13.52.38

PEL 2 retoma visitas a presos em janeiro; 243 seguem desalojados

A unidade dois da Penitenciária Estadual de Londrina (PEL 2) divulgou, na manhã desta terça-feira (1º), que as visitas aos presos do local serão retomadas somente em janeiro do próximo ano. A direção do presídio também divulgou um cronograma para a visitação, o atendimento dos advogados e a entrega de produtos e materiais de higiene aos detentos. 

Pelo calendário, o período de visitação ocorrerá aos finais de semana, das 9h às 11h e das 14h às 16h. Segundo a direção, apenas um visitante será credenciado por preso, sem permissão para a entrada de menores, alimentos ou visita íntima. Há, também, restrição na vestimenta dos visitantes. Será permitida a entrada de pessoas trajando somente calças sem metais (zíperes ou botões) e bolsos, camisetas e blusas simples, também sem bolsos e metais, e chinelos de todas as cores, menos a verde. Também não serão aceitas roupas na cor branca. 

A direção da PEL 2 lembra, ainda, que a "execução do cronograma (das visitas) fica condicionada às questões de segurança, podendo ser cancelada a qualquer momento e sem aviso prévio". 

Confira, abaixo, a tabela com as visitas previstas para o mês de janeiro:

datas

Vale lembrar que os presos estão sem receber visitas desde o dia 7 de outubro, quando a polícia conseguiu conter uma rebelião após 24 horas de negociação. De lá para cá, o governo precisou reparar os danos causados pelos rebelados nas celas e fazer o remanejamento de diversos deles para outras unidades prisionais do estado. 

Advogados e materiais

Já o cronograma para a entrega de produtos e materiais de higiene aos presos terá início na próxima segunda-feira (7). Pelo calendário, os alojados das galerias cinco, seis, sete e oito vão receber o material na segunda; das 11, 12, 13 e 14 na terça (8); das 15, 16, 17 e 18 na quarta (9); das 21, 22, 23 e 24 na quinta (10); e das 25, 26, 27 e 28 na próxima sexta-feira (11). 

A entrega vai ser realizada somente no período da manhã, das 8h ao meio-dia, e será permitida apenas a entrada de dois sabonetes, uma escova dental, uma pasta de dentes, dois aparelhos descartáveis de barbear, uma folha de papel para carta, um envelope e um selo por preso. 

Já as visitas dos advogados particulares vão passar a ser permitidas a partir desta quarta-feira (2). O atendimento será realizado na sala no final do corredor principal da penitenciária, ao lado do Serviço Social. As visitas vão ser realizadas das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h30. O agendamento será feito pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), que ficará responsável por encaminhar a lista de presos a serem atendidos com 48 horas de antecedência para a unidade penal. Seis presos vão ser atendidos por período, conforme a direção da PEL 2. 

Balanço

Atualmente, a penitenciária custodia 823 presos. Destes, 580 já estão alojados nas celas, distribuídas por 16 galerias. Outros 243 seguem desalojados, no pátio coberto da unidade. "A unidade tem ainda quatro galerias prontas com capacidade para alojar mais 144 presos, porém, aguarda a colocação da tela para coibir os arremessos externos (facas, brocas, chaves de fenda, celulares, drogas, etc), pela muralha", adiantou a direção. A rede deve ser instalada ainda neste ano.

Fonte: http://www.bonde.com.br/


Jurados do caso Carli Filho são sorteados

Curitiba- Foram sorteados ontem, de forma eletrônica e randômica, os 25 jurados titulares e 19 suplentes que estarão disponíveis para o julgamento de Luiz Fernando Ribas Carli Filho, nos dias 21 e 22 de janeiro, em Curitiba. Sete deles serão escolhidos na data, também por sorteio, para integrar o conselho de sentença. Os nomes não foram divulgados. Assim que os selecionados forem intimados, via correio ou telefone, não poderão se pronunciar mais sobre o caso. Ainda não está definido se o júri ocorrerá na sede oficial ou em um local maior, por conta da grande repercussão do caso.
O ex-deputado estadual é acusado da morte de Gilmar de Souza Yared, de 26 anos, e Carlos Murilo de Almeida, de 20, em um acidente automobilístico ocorrido em 2009, na capital. Ele responde, em liberdade, pelo crime de homicídio doloso eventual (quando o envolvido, mesmo sem querer efetivamente o resultado, assume o risco). Se for condenado, pode cumprir pena de até 20 anos de reclusão. Na época, um exame no hospital mostrou que o então parlamentar tinha 7,8 decigramas de álcool por litro de sangue. Como o procedimento foi feito enquanto ele estava desacordado, porém, acabou desconsiderado pela Justiça.
A mãe de uma das vítimas, deputada federal Christiane Yared (PTN), esteve presente no sorteio, acompanhada de outros membros da família. Ela se pronunciou por meio das redes sociais. "Estamos há sete anos esperando por este julgamento e creio que ele será um divisor de águas, porque não vivemos no País do pode tudo!". Yared também criou uma página no Facebook, com o objetivo de compartilhar informações sobre o julgamento. A próxima etapa é a intimação das testemunhas – são sete de acusação, uma comum e seis de defesa. Algumas delas moram em São Paulo (SP) e poderão se pronunciar através de carta precatória.

Mariana Franco Ramos
Reportagem Local

Fonte: http://www.folhaweb.com.br/

Comentar

vetenuo

bannerdisponivel

bannerdisponivel

bannerdisponivel

bannerdisponivel

Impakto nas Redes Sociais

                                  Saiba os benefícios de usar o LinkedIn para a sua vida profissional - IFS -  Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe 

blogimpakto  acervo       jornalismoinvestigativo      Capa do livro: Prova e o Ônus da Prova - No Direito Processual Constitucional Civil, no Direito do Consumidor, na Responsabilidade Médica, no Direito Empresarial e Direitos Reflexos, com apoio da Análise Econômica do Direito (AED) - 3ª Edição - Revista, Atualizada e Ampliada, João Carlos Adalberto Zolandeck   observadh

procurados

Desenvolvido por: ClauBarros Web