WhatsApp Image 2021 12 08 at 13.52.38

Ex-detento, falso advogado é suspeito de ser mentor de esquema de alvarás de soltura fraudados no Rio

O falso advogado Arlésio Luiz Pereira Santos, de 56 anos, foi preso pela Polícia Civil O falso advogado Arlésio Luiz Pereira Santos, de 56 anos, preso nesta terça-feira, é apontado pela Polícia Civil do Rio como suspeito de ser o responsável por falsificar e fraudar diversos alvarás de soltura para presos que estavam cumprindo pena em cadeias do Rio. Para os investigadores, Arlésio, que já foi condenado por estelionato e formação de quadrilha, é o chefe da organização criminosa suspeita de envolvimento nas fraudes dos alvarás de soltura e mentor do esquema.

A polícia acredita que o falso advogado tenha montado o esquema após ter feito trabalhos administrativos enquanto estava preso. Ao realizar as funções, ele teria notado fragilidades na libertação dos detentos. Arlésio, condenado a mais de 13 anos de cadeia, ficou atrás das grades de maio de 2017 e dezembro de 2019, quando conseguiu o benefício da prisão albergue domiciliar. Em setembro do ano passado, ele obteve livramento condicional.

Arlésio era defendido pela Defensoria Pública do estado do Rio ao menos até dezembro de 2019. Já em maio do ano passado, passou a ser representado pela advogada Débora Albernaz de Souza, também presa nesta terça-feira, suspeita de integrar a quadrilha que seria comandada por Arlésio. Além de Débora, também foi presa a advogada Angélica Coutinho Rodrigues Malaquias. A polícia vai investigar como Arlésio conhece as duas advogadas e se o grupo atuou para soltar outros presos cm alvarás falsos.

— É difícil dizer se outras pessoas saíram ou não — diz o secretário da Secretaria de Administração Penitenciária do Rio, Raphael Montenegro.

Os investigadores também vão apurar se Arlésio usava uma carteira falsa da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) do Distrito Federal. No processo de um dos presos liberados por alvará de soltura falso - João Victor Silva Roza -, Arlésio foi habilitado como advogado em 26 de julho do ano passado, junto com Debora Albernaz. Na procuração, Arlésio alegou ter um número de OAB do Distrito Federal que não existe.

Procuração que o falso advogado tinha para entrar nos presídios

Procuração que o falso advogado tinha para entrar nos presídios Foto: Reprodução

Fonte: extra.globo.com

Comentar

vetenuo

bannerdisponivel

bannerdisponivel

bannerdisponivel

bannerdisponivel

Impakto nas Redes Sociais

                                  Saiba os benefícios de usar o LinkedIn para a sua vida profissional - IFS -  Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe 

blogimpakto  acervo       jornalismoinvestigativo      Capa do livro: Prova e o Ônus da Prova - No Direito Processual Constitucional Civil, no Direito do Consumidor, na Responsabilidade Médica, no Direito Empresarial e Direitos Reflexos, com apoio da Análise Econômica do Direito (AED) - 3ª Edição - Revista, Atualizada e Ampliada, João Carlos Adalberto Zolandeck   observadh

procurados

Desenvolvido por: ClauBarros Web