WhatsApp Image 2021 12 08 at 13.52.38

PM preso por torturar jovem registrou falsa ocorrência para tentar ganhar sua guarda

Daniel (de bermuda), no momento em que foi preso Preso acusado de dopar, torturar e manter a companheira em cárcere privado, no Parque Pauliceia, em Duque de Caxias, Baixada Fluminense, por duas semanas, o sargento da PM Daniel Deglmann, lotado no 16º BPM (Olaria), tentou em 2013 registrar um falso boletim de ocorrência, na 59ª DP (Duque de Caxias), por estupro de vulnerável contra o padastro da vítima que ele quase matou a pancadas. À época, a mulher — que era menor de idade — havia voltado para a casa da mãe e do padastro porque havia sido espancada por Daniel.

Naquele ano, ao chegar na delegacia, o PM disse aos investigadores que o padastro da companheira tinha praticado o crime. Durante os depoimentos, um dos investigadores notou que o policial estava tentando registrar o um falso boletim de ocorrência. Ao informar que a vítima iria fazer um exame de corpo de delito, o sargento desistiu, segundo conta familiares da companheira.

— Ele tentou criar essa história louca porque ele não queria que a minha filha vivesse lá em casa. Ele insistiu que o policial abrisse um inquérito contra o meu marido. Ele obrigou a ela (a vítima) a dizer que o crime tinha acontecido. Eu fui até o Conselho Tutelar contra ele — afirma a mãe da estudante ao EXTRA, que por temer represálias prefere não se identificar.

No mesmo ano, o homem invadiu a casa dos pais da mulher armado e forçou a mulher a voltar para a residência onde eles moravam. A estudante e o PM se conheceram quando ela tinha apenas 16 anos e ele 36. Ambos se relacionaram pela primeira vez em uma festa que estavam.

— Foi lindo no primeiro ano. Ele era muito carinhoso e atencioso. No entanto, a partir do segundo ano de relacionamento ele mudou, se transformou num agressor. As brigas começaram com tapas e empurrões. Em seguida, ele passou a me esmurrar toda vez — lembra a jovem. Segundo ela, em 2013 as agressões se intensificaram.

Jovem fugiu para o Espírito Santo

No começo deste ano, após ele sair para trabalhar, ela fugiu de casa e foi morar no Espírito Santo. No entanto, em agosto, ao voltar para Duque de Caxias, ele teria a pressionado para voltar ao relacionamento e prometeu mudar.

— No dia 1º de agosto ele me chamou para conversar. Fomos até o Caxias Shopping e ele prometeu que iria ser diferente. Conversamos e eu disse que estava com cede. Então, ele me deu uma água que tinha no carro. Após isso, dormi eu acordei na casa dele. Eu perguntei o que eu estava fazendo ali e ele me disse que eu tinha pedido para ir — lembra a estudante que acredita ter sido dopada pela primeira vez ali. Ainda segundo a mulher, após uma insistência, ela decidiu que voltaria para ele.

Como a reportagem mostrou nesta terça-feira, por duas semanas a mulher viveu os piores momento de sua vida. O EXTRA não conseguiu contato com a defesa de Daniel. Procurada, a Polícia Militar não comentou o caso.

Mesmo dopada, a mulher foi levada a batalhão

Na semana em que ficou dopada, a vítima diz se lembrar que foi levada ao 16º BPM por Daniel. Lá, ela contou ao EXTRA que ficou sentada perto da sala de um oficial. Em um determinado momento, a mulher disse que ele PM saiu de dentro do local e teria dito que "iria ficar tudo bem".

Segundo a Polícia Civil, ao menos quatro agentes do 16º BPM estão envolvidos em uma tentativa de coação as testemunhas do caso. Eles teriam ido a casa de uma vizinha da vítima e a obrigado a retirar a queixa. A testemunha, com medo, fugiu do estado.

Tatuagens e uso de redes sociais da vítima

Nos dias das agressões, Daniel obrigou que a vítima fizesse uma tatuagem na costela com o seu nome. Além disso, ele teria pago com dinheiro da própria mulher três outras tatuagens que ela seria obrigada a registrar no corpo. A Polícia Civil descobriu que, mesmo dentro da Unidade Prisional da Polícia Militar, em Niterói, o homem ainda continua usando as redes sociais da mulher. Os investigadores buscam pelo celular da vítima, que sumiu.

Caxias registra 11 crimes contra mulheres por dia

Em 2019, a Deam-Caxias foi a que mais teve registros de feminicídio no estado. Até setembro a Deam já havia registrado 3.082 casos, uma média de 11,3 por dia. A delegada Fernanda Fernandes acredita que até o final do ano 5.000 casos deverão ser registrados no local. Esse número é superior ao do ano passado, quando a unidade registrou pouco mais de 3.800 ocorrências. Segundo dados do Instituto de Segurança Pública (ISP), em 2018, 41.344 mulheres registraram terem sido vítimas de lesão corporal no estado por companheiros. A cada 24 horas, quatro mulheres são agredidas e ameaçadas por homens, e doze são estupradas. Ainda segundo o ISP, 56% dos crimes contra o gênero feminino são cometidos por seus companheiros ou ex-companheiros.

— Um dos motivos desse alto índice de registros é que as vítimas estão sendo encorajadas a denunciar os agressores. Sabemos que a violência doméstica é muito complicado. As pessoas acham que as mulheres são bipolares ou malucas, e não são. A tese da defesa do acusado é sempre desqualificar a vítima. Já que no primeiro momento ela está muito abalada e confunde várias informações. Ouvimos a vítima várias vezes quando ela está mais calma e pode lembrar de todos os detalhes — conta Fernanda, que aponta também o aumento do número de vítimas mulheres menor de idade.

Fonte: EXTRA

Comentar

vetenuo

bannerdisponivel

bannerdisponivel

bannerdisponivel

bannerdisponivel

Impakto nas Redes Sociais

                                  Saiba os benefícios de usar o LinkedIn para a sua vida profissional - IFS -  Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe 

blogimpakto  acervo       jornalismoinvestigativo      Capa do livro: Prova e o Ônus da Prova - No Direito Processual Constitucional Civil, no Direito do Consumidor, na Responsabilidade Médica, no Direito Empresarial e Direitos Reflexos, com apoio da Análise Econômica do Direito (AED) - 3ª Edição - Revista, Atualizada e Ampliada, João Carlos Adalberto Zolandeck   observadh

procurados

Desenvolvido por: ClauBarros Web