WhatsApp Image 2021 12 08 at 13.52.38

Operação Efialtes: Bilhetes levados por agente penitenciário davam coordenadas para tráfico de drogas, compra de armas e outros crimes

1 Os coordenadores da Operação Efialtes concederam coletiva de imprensa na manhã desta terça-feira (15), dando detalhes das investigações e cumprimentos de mandados de prisão e busca e apreensão realizados no procedimento.

Desde o início da manhã, mais de 90 policiais federais cumpriram as ordens judiciais em Cascavel, Catanduvas, Chapecó e também em São Paulo.

Segundo as informações, um agente da Penitenciária Federal de Catanduvas e também uma advogada auxiliavam no repasse de informações entre os detentos, que são líderes de organizações criminosas, a outros associados que estão no lado de fora, coordenando crimes.

Ao todo foram realizados 16 mandados de busca em Catanduvas e sete em Cascavel.

Martin Burrato Purper- Coordenador da Operação Efialtes, destacou que a troca de informações era feita por bilhetes encaminhados pelas lideranças, sendo que o agente levava estes papéis para o exterior e, com o auxílio da advogada, eram entregues aos associados dos presos.

Câmeras de monitoramento teriam flagrado esta troca de mensagens por bilhetes, sendo que, a partir disto, as informações foram repassadas à Polícia Federal, que iniciou as investigações.

Ainda conforme os detalhes, tanto o agente penitenciário federal quanto à advogada tinham vidas incompatíveis com os rendimentos declarados à Receita Federal.

Em uma primeira apuração, acredita-se que cada um deles tenha movimentado de forma irregular, aproximadamente R$ 1 milhão.

Ambos movimentavam as vidas com o dinheiro recebido de forma criminosa e adquiriam bens com o dinheiro lícito dos salários.

Pelo patrimônio estabelecido entre o agente e a advogada, os policiais acreditam que as propinas estavam sendo recebidas há pelo menos quatro anos.

Ainda conforme o Coordenador da Operação Efialte, os bilhetes tinham ordens para ações de tráfico de drogas, aquisição de arma de fogo e outros crimes no Rio de Janeiro.

Eder Rosa de Magalhães – Representante da Coordenação Geral de Polícia de Repressão a Drogas, Armas e Facções Criminosas – CGPRE/DICOR/PF, destacou que ocorreu um desvio pontual de conduta em um dos agentes penitenciários, mas que existe a confiança no Departamento Penitenciário Federal.

Carlos Luiz Vieira Pires – Diretor da Penitenciária Federal de Catanduvas, relatou que o Departamento Penitenciário Federal tem adotado uma fiscalização muito restrita, sendo que já realizou 25 suspenções de direitos de visitas em Catanduvas e também a suspensão de oitos serviços de advocacia.

Todas estas situações de investigação entre advogados e visitantes passaram pelo Ministério Público Federal e Polícia Federal.

Fonte: https://cgn.inf.br

Comentar

vetenuo

bannerdisponivel

bannerdisponivel

bannerdisponivel

bannerdisponivel

Impakto nas Redes Sociais

                                  Saiba os benefícios de usar o LinkedIn para a sua vida profissional - IFS -  Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe 

blogimpakto  acervo       jornalismoinvestigativo      Capa do livro: Prova e o Ônus da Prova - No Direito Processual Constitucional Civil, no Direito do Consumidor, na Responsabilidade Médica, no Direito Empresarial e Direitos Reflexos, com apoio da Análise Econômica do Direito (AED) - 3ª Edição - Revista, Atualizada e Ampliada, João Carlos Adalberto Zolandeck   observadh

procurados

Desenvolvido por: ClauBarros Web