WhatsApp Image 2021 12 08 at 13.52.38

Policial civil é preso em operação contra exploração sexual de menores

Rede de prostituição foi descoberta em Ibaiti, no norte pioneiro do Paraná.
Policial preso foi eleito vereador da cidade, para próxima legislatura.

EXPLORACAOSEXUALO Ministério Público do Paraná (MP-PR) concluiu nesta sexta-feira (14) a Operação Alcova, que investiga um grupo criminoso envolvido em uma rede de exploração sexual de adolescentes em Ibaiti, no norte pioneiro do estado. Foram cumpridos três mandados judiciais, sendo um de busca e apreensão e dois de prisão preventiva – por tempo indeterminado.

O policial civil e vereador eleito Elielson Carlos Araújo (PTB), conhecido como Tiguera, foi preso por suspeita de favorecimento à prostituição de adolescentes. Araújo foi eleito com 325 votos e, segundo a promotora Dúnia Serpa Rampazzo, responsável pela ação de improbidade administrativa, ele já foi afastado da função pública e o MP-PR já pediu à Justiça para que ele não assuma o cargo de vereador na próxima legislatura.

A outra pessoa presa é uma mulher, que tinha um estabelecimento que explorava a prostituição. Ela foi presa na segunda-feira (10) suspeita de cometer os crimes de casa de prostituição, rufianismo – que é quando uma pessoa ganha parte dos lucros da atividade de prostituição de outras pessoas – e favorecimento à prostituição de adolescentes.

Operação
As Promotorias de Justiça de Ibaiti, no norte do Paraná, e o núcleo regional do Grupo Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público de Londrina, no norte, e a Corregedoria da Polícia Civil cumpriram os mandados da Operação Alcova.

Após a prisão da mulher, na segunda-feira, duas adolescentes, uma de 14 e outra de 16 anos, foram ouvidas pela polícia. Elas indicaram a participação do policial civil que foi preso nesta sexta-feira.

“Ao que tudo indica, ele [o policial civil preso] se utilizou do serviço, saindo com uma das menores”, disse o promotor da área criminal e da infância e juventude Francisco Ilídio Hernandes Lopes, que também trabalha no caso.

Após a conclusão da operação, nesta sexta-feira, a denúncia foi encaminhada à Justiça. Os processos correm sob segredo de justiça, por envolverem menores de idade.

Investigações
As investigações do caso começaram no início de setembro, depois que o MP-PR recebeu denúncias pelo Disque 100 e a informação de que uma adolescente apresentava comportamento anormal na escola. Com ajuda do Conselho Tutelar, descobriram a ligação da jovem com uma pessoa que agenciava encontros sexuais.

“Com o início das apurações, conseguiram o telefone da mulher, que foi interceptado com autorização da justiça”, conta Lopes. Segundo o promotor, com o conteúdo dos telefonemas, foi identificada a existência de uma casa de prostituição em Ibaiti e também foram identificadas adolescentes frequentando o local.

“A intenção é que com as prisões, a gente consiga que outras pessoas que também sejam vítimas procurem o MP-PR para prestar esclarecimento”, diz o promotor.

Quem tiver informações, pode fazer denúncias pelo telefone da 1ª Promotoria de Ibaiti: (43) 3546-3500.

O outro lado
O G1 tenta contato com a defesa do policial civil Elielson Carlos Araújo. De acordo com a Vara Criminal de Ibaiti, ainda não há advogado constituído no processo.

Em nota, a Polícia Civil do Paraná informou que será aberto um procedimento administrativo disciplinar pela Corregedoria da Polícia Civil para apurar o caso.

"A direção da Polícia Civil enfatiza ainda que qualquer ato em desconformidade com as regras de conduta contidas nas leis e no estatuto da Polícia Civil será rigorosamente apurado, com pena de demissão do servidor público", diz a nota.

Quer saber mais notícias da região? Acesse o G1 Norte e Noroeste.

Comentar

vetenuo

bannerdisponivel

bannerdisponivel

bannerdisponivel

bannerdisponivel

Impakto nas Redes Sociais

                                  Saiba os benefícios de usar o LinkedIn para a sua vida profissional - IFS -  Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe 

blogimpakto  acervo       jornalismoinvestigativo      Capa do livro: Prova e o Ônus da Prova - No Direito Processual Constitucional Civil, no Direito do Consumidor, na Responsabilidade Médica, no Direito Empresarial e Direitos Reflexos, com apoio da Análise Econômica do Direito (AED) - 3ª Edição - Revista, Atualizada e Ampliada, João Carlos Adalberto Zolandeck   observadh

procurados

Desenvolvido por: ClauBarros Web