WhatsApp Image 2021 12 08 at 13.52.38

Polícia Civil mira e acerta em criminosos que lideram uma das maiores facções do Estado

 Foi há um ano e meio, durante uma investigação envolvendo o tráfico de entorpecentes no bairro Guajuviras, que os agentes da 3ª Delegacia de Polícia (DP) depararam com uma transação milionária de cocaína. Este foi o embrião da Operação Chicago, lançada na madrugada desta quinta-feira (13) pela Polícia Civil. Até agora, foram seis presos ligados ao tráfico de drogas na cidade. O nome da ação faz referência ao popular Al Capone, gângster que dominou o crime na Chicago americana dos anos 30. "É que o crime de lavagem de dinheiro teve início lá", aponta o delegado Mario Souza, diretor da 2ª Delegacia de Polícia Regional Metropolitana (DPRM). "Os mafiosos de Chicago garantiam grandes somas em dinheiro graças ao contrabando e através da dissimulação (leia-se lavagem) davam uma aparência de legalidade a qualquer quantia."

De acordo com o delegado, a ofensiva tem como alvos seis lideranças de uma das maiores facções presentes no Estado. Cerca de 17,3 milhões pertencentes ao grupo estão na mira da Civil. O montante de dinheiro era lavado através da aquisição de imóveis, automóveis, lanchas, aeronaves, outros bens móveis, moedas estrangeiras e também para a criação de empresas. "Montamos a operação mirando o bolso desta organização", aponta. "E não é qualquer um que faz sumir tanto dinheiro, então dá para dizer que estamos atrás de peixes graúdos. "Queremos quebrar a organização no meio", diz. Entre os suspeitos há até mesmo um político de Canoas que concorreu como deputado estadual nas últimas eleições. Ele seria responsável por movimentar uma grande quantia para a organização.

Estão sendo cumpridas 151 ordens judiciais em Canoas, Porto Alegre, Sapucaia do Sul, Nova Santa Rita, Gravataí, Estância Velha, São Leopoldo, Imbé, Capão da Canoa e também no município de Itapema, no Estado de Santa Catarina. Foram 48 veículos de luxo apreendidos e 19 imóveis sequestrados durante a ação, mais uma dúzia de contas congeladas. "Estas pessoas movimentam grandes somas e com isso alimentavam toda uma cadeia alimentar para o tráfico de entorpecentes", frisa o delegado Rodrigo Caldas. "Então dá para dizer que estamos atacando onde mais dói, que é no bolso."

Fonte: DIARIODECANOAS.COM.BR

Comentar

vetenuo

bannerdisponivel

bannerdisponivel

bannerdisponivel

bannerdisponivel

Impakto nas Redes Sociais

                                  Saiba os benefícios de usar o LinkedIn para a sua vida profissional - IFS -  Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe 

blogimpakto  acervo       jornalismoinvestigativo      Capa do livro: Prova e o Ônus da Prova - No Direito Processual Constitucional Civil, no Direito do Consumidor, na Responsabilidade Médica, no Direito Empresarial e Direitos Reflexos, com apoio da Análise Econômica do Direito (AED) - 3ª Edição - Revista, Atualizada e Ampliada, João Carlos Adalberto Zolandeck   observadh

procurados

Desenvolvido por: ClauBarros Web