juarezjornalista

Em Itajaí, mais de 10 detentos devem terminar curso de graduação

Curso foi pago com dinheiro do trabalho atrás das grades. Presos da Penitenciária da Canhanduba estudavam à noite e faziam provas de forma presencial. 

r0808Em Itajaí, no Vale, mais de 10 detentos da Penitenciária da Canhanduba estão terminando curso superior numa faculdade. A graduação, com duração de dois anos e meio, foi paga por eles, com o dinheiro do trabalho atrás das grades. A iniciativa foi da própria direção da unidade prisional e, dos 20 detentos que iniciaram os estudos, 14 devem se formar em Logística nesta terça-feira (7).

Durante o dia, eles trabalharam em empregos oferecidos dentro da unidade, na cozinha, em empresas. À noite faziam o curso pela internet, sob a supervisão dos agentes prisionais. Um domingo por mês eles deixavam a prisão, com escolta, para as provas presenciais. 

Entre esses presos estão Fernando Jorge e Bruno Schweder, que estavam envolvidos com o tráfico de drogas. Foram presos e, dentro da penitenciária, enxergaram uma oportunidade de mudança.

Schweder vai deixar a prisão em um ano e meio. Com o curso superior completo, planeja continuar estudando. "Começou a despertar em mim uma ganância por cada vez mais busca de conhecimento, eu já quero fazer uma pós-graduação, um MBA, quero ir em busca de cada vez mais conhecimento", disse.

Entre os detentos que farão a colação de grau na terça-feira, o único que terminou a pena e foi liberado já conseguiu emprego na área de logística. O exemplo é uma inspiraçãpo para Fernando.

"Ver isso como espelho, como uma oportunidade e vamos ter essa nova visão, de que o mercado absorve. Não é só aquela coisa que vem pra penitenciária e só aprende coisa errada, não. Existe oportunidade, se for dada oportunidade, talvez não todos, mas muita gente quer receber essa oportunidade e vai abraçar da melhor forma possível", afirmou. 

Fonte: G1

Comentar

Impakto nas Redes Sociais

                                   

 

blogimpakto.        sicride      CONTASABERTAS       horasc    acervo        kennya6    IMG 20170821 WA0024  codigoeticajor    jornalismoinvestigativo

Desenvolvido por: ClauBarros Web