WhatsApp Image 2021 12 08 at 13.52.38

Presos fogem da Central de Recaptura de Condenados em Belém

De acordo com a Superintendência do Sistema Penitenciário, 25 detentos fugiram na madrugada desta terça-feira (10). PM recapturou 8 fugitivos; 17 seguem foragidos.

pc1207Vinte e cinco presos fugiram na madrugada desta terça-feira (10) da Central de Recaptura de Condenados (CRCO), no bairro de São Brás, em Belém. De acordo com a Superintendência do Sistema Penitenciário (Susipe), 8 foram recapturados pela Polícia Militar e 17 seguem foragidos.

A fuga aconteceu por volta de 1h30. Os detentos cavaram um túnel na cela 5, que dava acesso a um terreno baldio atrás da unidade prisional.

Uma revista geral e recontagem de presos foi realizada na Central de Recaptura de Condenados e a segurança do local foi reforçada. A cela onde a escavação foi feita está interditada para reparos.

A CRCO custodia 208 presos recapturados. A capacidade é para 120.

Um inquérito policial foi aberto para apurar o caso. A Corregedoria Geral Penitenciária da Susipe também irá abrir uma sindicância administrativa para investigar a fuga.

Na noite de domingo (8), um grupo de presos fugiu do Presídio Estadual Metropolitano de Marituba (PEM I), na região metropolitana de Belém. De acordo com a Susipe, os detentos fugiram por volta de 21h por um túnel em uma das celas. O número de fugitivos ainda não foi divulgado.

Detentos cavaram um túnel com saída no terreno de um cemitério próximo do PEM I, em Marituba. (Foto: Reprodução/ TV Liberal)

A Superintendência do Sistema Penitenciário do Pará (Susipe) registrou também a fuga de 46 presos do Centro de Recuperação Penitenciário do Pará I (CRPP I), no Complexo de Santa Izabel do Pará, na região metropolitana de Belém, na madrugada do dia 24 de junho. Durante a fuga, dois detentos foram recapturados e 44 seguem foragidos.

De acordo com a Susipe, policiais militares faziam ronda durante a madrugada quando identificaram uma movimentação suspeita em uma área de mata perto do presídio e perceberam que se tratava de mais uma fuga. Os detentos conseguiram fugir por um túnel que interligava uma cela do pavilhão 3, na ala B, até o muro de segurança que dava acesso à área de mata.

Dois dias depois, no dia 26 de junho, presos fugiram do Centro de Recuperação Agrícola Mariano Antunes (Crama), em Marabá, sudeste do estado. A fuga ocorreu com apoio externo de um grupo armado.

A ação ocorreu por volta das 17h, durante o procedimento de tranca dos detentos. Um grupo de presos armados rendeu dois agentes prisionais que foram obrigados a abrir várias celas do pavilhão carcerário. Houve troca tiros com policiais militares que faziam a segurança da unidade prisional. Atualmente, o Crama custodia 629 presos e a capacidade é para 180.

No dia 10 de abril, uma tentativa de fuga em massa de presos terminou com 22 pessoas mortas no Centro de Recuperação Penitenciário do Pará III (CRPP III), no Complexo Prisional de Santa Izabel. Um grupo armado tentou invadir o local para dar cobertura à ação.

A Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado (Susipe) divulgou que das 22 mortes do confronto, 21 são de detentos, sendo cinco deles custodiados da Colônia Penal Agrícola de Santa Izabel (CPASI), que faz parte do mesmo complexo. Eles participaram da ação que ajudaria a dar fuga aos detentos. Um agente prisional morreu na ação.

Quem tiver qualquer informação sobre os foragidos pode ajudar a polícia através do Disque Denuncia, no telefone 181.

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do G1 Pará no (91) 98814-3326.

Segundo a revista People, o cardiologista envolvido na morte do astro pop informou que o cantor passou pelo procedimento para manter a voz aguda.
Patrícia Aguilar fugiu, em 2017, de sua casa em Alicante, na Espanha, e cortou todo tipo de contato com a família; na semana passada, foi encontrada na floresta amazônica, desnutrida e com bebê de menos de um mês.
Últimos mergulhadores tiveram que se apressar para passar por lugar estreito e deixar a caverna.
Apesar do susto, a jovem sofreu apenas ferimentos leves. Sogro da modelo fotografou o momento exato do ataque.
Acidente foi na tarde de sábado (7). Piloto da moto e duas vítimas continuam internados.
Caso aconteceu em Aparecidinha, interior de Santa Teresa. Pais foram levados para delegacia, mas foram liberados, e crianças foram para um abrigo. 
 
Fonte: G1

Comentar

vetenuo

bannerdisponivel

bannerdisponivel

bannerdisponivel

bannerdisponivel

Impakto nas Redes Sociais

                                  Saiba os benefícios de usar o LinkedIn para a sua vida profissional - IFS -  Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe 

blogimpakto  acervo       jornalismoinvestigativo      Capa do livro: Prova e o Ônus da Prova - No Direito Processual Constitucional Civil, no Direito do Consumidor, na Responsabilidade Médica, no Direito Empresarial e Direitos Reflexos, com apoio da Análise Econômica do Direito (AED) - 3ª Edição - Revista, Atualizada e Ampliada, João Carlos Adalberto Zolandeck   observadh

procurados

Desenvolvido por: ClauBarros Web