WhatsApp Image 2021 12 08 at 13.52.38

Mais de 20 presos fogem da Penitenciária de Piraquara em ‘operação planejada’; dois morreram

complexopenalO clima foi de tensão desde a madrugada deste domingo no Complexo Penal de Piraquara, na região metropolitana de Curitiba. Dezenas de viaturas e o helicóptero da Polícia Militar (PM) trabalharam para localizar 23 presos que fugiram da PEP 1 (Penitenciária Estadual de Piraquara)O Instituto Médico Legal (IML) foi acionado para comparecer no complexo, já que duas mortes de presos foram confirmadas.

Um muro da PEP 1 foi explodido por marginais que estavam do lado de fora e por lá os presos fugiram. Segundo o Departamento Penitenciário do Estado do Paraná (Depen), para chamar a atenção dos policiais presos da Casa de Custódia de Piraquara iniciaram uma confusão entre as galerias, enquanto isso o outro grupo agia na PEP1.

Segundo as informações apuradas, dois presos morreram na tentativa de fuga, após trocarem tiros com a PM.  Em meio à confusão, parentes de presos não tiveram acesso à visita neste domingo. “Estamos aqui do lado de fora tentando entender o que aconteceu”, disse uma mulher que, ao lado dos filhos, foi ver o marido preso por roubo.

Moradores da região relataram à Banda B que ouviram duas explosões e, pouco depois, dezenas de presos fugindo.  “Acordamos assustados. Nós ouvimos a explosão e depois uma correria de presos. Como eram muitos, eu me escondi aqui. Agora está cheio de policiais na região”, descreveu.

No Contorno Leste, a pista sentido São Paulo chegou a ter um bloqueio policial, mas no momento está liberada. Os militares fazem buscas pelos presos na região.

Fonte: http://www.bandab.com.br/

Presos fogem da Penitenciária Estadual; duas mortes confirmadas em confronto

Uma fuga de presos foi registrada no Complexo Penal de Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba, na manhã deste domingo (15). Conforme apuração da reportagem do Massa News, houve um tumulto na Penitenciária Estadual de Piraquara I (PEP I), quando um grupo explodiu o muro do local para permitir a fuga de presos. Equipes da Polícia Militar fazem buscas para localizar os fugitivos. 

Enquanto isto, houve um princípio de rebelião na Casa de Custódia para atrair a atenção das equipes policiais e dos agentes penitenciários. 

O Instituto Médico Legal (IML) foi acionado para recolher dois corpos na Penitenciária Estadual de Piraquara. Informações iniciais apontam que houve troca de tiros no local e que as mortes estariam relacionadas com a explosão do muro, quando houve reação da polícia. 

A reportagem do Massa News tenta contato com a Secretaria de Estado de Segurança Pública e Administração Penitenciária e o Departamento Penitenciário do Estado do Paraná (Depen) para mais informações sobre o caso.

Atualização

O diretor do Depen, Luiz Alberto Cartaxo Moura, informou à reportagem do Massa News que 23 presos fugiram na ação na Penitenciária Estadual de Piraquara I na manhã deste domingo. 

De acordo com ele, tudo começou com uma movimentação na Casa de Custódia de Piraquara com o objetivo de dispersar a segurança. Na PEP I, houve a explosão de um muro. No momento da fuga dos presos, a polícia reagiu e houve troca de tiros. Dois presos morreram, segundo Cartaxo. 

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) informou que está dando apoio ao policiamento que está em busca dos foragidos. A atuação das equipes da PRF acontece na BR-116, também com o objetivo de garantir também a segurança dos motoristas que transitam pela rodovia.

A reportagem do Massa News conversou com o diretor jurídico do Sindicato dos Agentes Penitenciários do Paraná (Sindarspen), Ricardo de Carvalho Miranda, e ele afirmou que a galeria onde ocorreram as fugas, que fica próxima ao muro da PEP I, abriga lideranças da facção do Primeiro Comando da Capital (PCC) no Paraná. O diretor não informou se as fugas são de integrantes do PCC. Miranda ainda citou que nenhum agente penitenciário ficou ferido durante a ação dos presos.

Fonte: http://massanews.com/

Comentar

vetenuo

bannerdisponivel

bannerdisponivel

bannerdisponivel

bannerdisponivel

Impakto nas Redes Sociais

                                  Saiba os benefícios de usar o LinkedIn para a sua vida profissional - IFS -  Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe 

blogimpakto  acervo       jornalismoinvestigativo      Capa do livro: Prova e o Ônus da Prova - No Direito Processual Constitucional Civil, no Direito do Consumidor, na Responsabilidade Médica, no Direito Empresarial e Direitos Reflexos, com apoio da Análise Econômica do Direito (AED) - 3ª Edição - Revista, Atualizada e Ampliada, João Carlos Adalberto Zolandeck   observadh

procurados

Desenvolvido por: ClauBarros Web