WhatsApp Image 2021 12 08 at 13.52.38

Prisão só piora indivíduo, diz juiz

Magistrado defende APAC no município

magistradoA sessão ordinária da câmara de vereadores na noite desta segunda-feira,dia 27,na Casa da Cultura (foto), serviu para a explanação sobre a pretendida instalação de uma APAC(Associação de Proteção e Assistência aos Condenados), que visa recuperação de presos, em Santo Antônio da Platina.Participaram o juiz federal Rogério Cangussu Dantas Cachichi,o presidente da Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil(OAB), Pedro Pavoni, entre outros, mas coube ao juiz de Direito Júlio César Michelucci Tanga o discurso mais eloquente na defesa do projeto de lei que será votado no legislativo considerando a APAC uma entidade de utilidade pública.
O magistrado fez declarações fortes: “A cadeia no Brasil não funciona para recuperar detentos, o sistema penitenciário não funciona, 90% dos presos quando saem se tornam reincidentes,a prisão criminaliza ainda mais,a prisão só piora o indivíduo”.
Ele explicou que o Estado não possui estrutura para ressocializar os marginais com trabalho e educação e exemplificou citando um caso hipotético de alguém que cometa um crime(nao hediondo) e seja condenado a 12 anos de reclusão.

A cadeia no Brasil não funciona para recuperar detentos, o sistema penitenciário não funciona, 90% dos presos quando saem se tornam reincidentes,a prisão criminaliza ainda mais,a prisão só piora o indivíduo”

Com um sexto da pena cumprida(dois anos) terá direito ao regime semi-aberto, ou seja, cumpriria a sentença numa colônia agrícola ou industrial, que quase sempre não têm vagas.Assim, passará a ser uma pessoa livre com apenas uma tornozeleira eletrônica na perna.A sensação de alívio que a sociedade experimenta quando um bandido vai preso é substituída pela frustração e inconformismo diante da impunidade.
Didaticamente, esmiuçou a maneira como a APAC trabalha, tentando recuperar quem tenha cometido algum erro e mereça retornar para o convívio comum,”voluntários da comunidade serão os responsáveis, é uma excelente alternativa com resultados maravilhosos”.
O principalmente elemento, segundo sustentou, é a espiritualização,a religião, mesmo o Estado sendo laico.A sigla buscou uma inspiração religiosa: Amando o Próximo Amará Cristo(APAC).
Não se trata também, insistiu, de proteger os apenados, e citou Rogério Cangussu, ao dizer: salvo o homem, morto o criminoso.
Tanga informou também que a APAC de Jacarezinho funciona num imóvel de três mil metros quadrados cedido pela igreja católica e existe a intenção de que cuide somente de adultos enquanto a platinense, se viabilizada, abrigaria menores infratores visando a redução da criminalidade nas cidades e região.
A sessão ordinária foi realizada na Casa da Cultura porque a sede da câmara de vereadores está em reforma.

Fonte: http://www.npdiario.com

Comentar

vetenuo

bannerdisponivel

bannerdisponivel

bannerdisponivel

bannerdisponivel

Impakto nas Redes Sociais

                                  Saiba os benefícios de usar o LinkedIn para a sua vida profissional - IFS -  Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe 

blogimpakto  acervo       jornalismoinvestigativo      Capa do livro: Prova e o Ônus da Prova - No Direito Processual Constitucional Civil, no Direito do Consumidor, na Responsabilidade Médica, no Direito Empresarial e Direitos Reflexos, com apoio da Análise Econômica do Direito (AED) - 3ª Edição - Revista, Atualizada e Ampliada, João Carlos Adalberto Zolandeck   observadh

procurados

Desenvolvido por: ClauBarros Web