WhatsApp Image 2021 12 08 at 13.52.38

‘Direitos Negados’ retrata luta pela democratização da mídia

Compilação de 17 reportagens sobre o tema foi desenvolvida pelo Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé

São Paulo – A jornalista e secretária-geral do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação e do Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé, Renata Mieli, em entrevista hoje (30) para a Rádio Brasil Atual, comenta o lançamento do livro “Direitos Negados: um retrato da luta pela democratização da comunicação”.

Desenvolvido pelo Barão de Itararé, a obra compila 17 reportagens acerca de temas relacionados com a democratização da comunicação. “Trazemos artigos sobre direito de resposta, necessidade de conteúdos regionais, debate em torno da publicidade, entre outros”, explica.

A proposta é aproximar a sociedade civil de um tema pouco falado no país. “Os monopólios da comunicação exercem forte influencia sobre a opinião pública e mantêm a informação centralizada no país”, diz a jornalista. “Em todas as democracias consolidadas, de referência no mundo existe a regulação para garantir a diversidade. Estados Unidos, Canadá e países da União Européia são exemplos.”

Ela ressalta que a Constituição Federal contém diretrizes que visam a coibir o monopólio da comunicação, porém com pouca eficácia. ” O Brasil permanece em situação de atraso absurdo, o que compromete o fortalecimento de nosso processo democrático.”

O livro contém em anexo um projeto de lei, de iniciativa popular, a favor de uma mídia democrática. “Ao transformar o tema em projeto de lei mostramos à população, influenciada pelos monopólios midiáticos, que na democratização da mídia não existe nenhum tipo de censura, ao contrário, existe a ampliação das vozes.”

Para adquirir o livro e obter mais informações, acesse o site do Barão de Itararé:www.baraodeitarare.org.br 

Comentar

vetenuo

bannerdisponivel

bannerdisponivel

bannerdisponivel

bannerdisponivel

Impakto nas Redes Sociais

                                  Saiba os benefícios de usar o LinkedIn para a sua vida profissional - IFS -  Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe 

blogimpakto  acervo       jornalismoinvestigativoTVSENADO   fundobrasil   Monitor da Violência – NEV USP   Capa do livro: Prova e o Ônus da Prova - No Direito Processual Constitucional Civil, no Direito do Consumidor, na Responsabilidade Médica, no Direito Empresarial e Direitos Reflexos, com apoio da Análise Econômica do Direito (AED) - 3ª Edição - Revista, Atualizada e Ampliada, João Carlos Adalberto Zolandeck   tpnews   naofoiacidente

procurados

Desenvolvido por: ClauBarros Web