WhatsApp Image 2021 12 08 at 13.52.38

Operação nacional busca foragidos por roubo, homicídio e estupro nos 26 estados e no DF

e2504 As polícias civis de todo o país cumpriram nesta quarta-feira (24) mandados de prisão no Distrito Federal e nos 26 estados em uma megaoperação para prender foragidos da Justiça (leia ao final da reportagem como foi em cada unidade da federação). Os alvos são acusados de crimes graves como roubo, homicídio e estupro.

Foram expedidos mais de 1 mil mandados de prisão e de busca e apreensão. Até por volta das 18h, cerca de 3,3 mil prisões haviam sido feitas em todo o país e 274 adolescentes tinham sido apreendidos.

São Paulo foi o estado com a maior quantidade de presos: 1.002 até as 18h. No Rio de Janeiro, foram 235 prisões no mesmo período e em Goiás 202 presos.

A operação nacional, batizada de #PC27, é coordenada pelo Conselho Nacional de Chefes de Polícia Civil. Foram mobilizados mais de 12 mil policiais e 4 mil viaturas, segundo a entidade.

"É muito importante que esses criminosos sejam retirados das ruas para que não voltem a delinquir", afirma o delegado Robson Cândido, diretor da corporação no DF. 

 O nome da operação é uma referência à padronização de todas as polícias civis das 27 unidades federativas do país. Os mandados de prisão foram expedidos pela Justiça, após trabalho de investigação. Cada uma das polícias civis fez levantamento de inteligência para a operação.

Também nesta quarta-feira, em outra operação nacional, a Tiradentes Adsumus, 90 mil policiais militares e bombeiros reforçam as ações de segurança em todo o país. Das 7h desta quarta às 7h de quinta-feira (25), serão cerca de 30 mil viaturas, 500 embarcações e 90 aeronaves, segundo a PMDF.

Polícia Civil realiza operação em todos os estados para prender foragidos de crimes graves

Polícia Civil realiza operação em todos os estados para prender foragidos de crimes graves

Estelionatário do amor e pedófilo presos no DF

No DF, 53 pessoas foram presas e 17 adolescentes apreendidos até as 18h desta quarta.

Um dos alvos da operação foi Josemar Souza, de 31 anos, detido em casa, na região de São Sebastião, a cerca de 22 quilômetros de Brasília. Ele é investigado por extorsão e, segundo a Polícia Civil do DF, teria seduzido uma mulher de 59 anos moradora da Asa Sul, região central da capital.

Os dois se conheceram em uma sala de bate-papo na internet e, de acordo com as investigações, mantiveram um relacionamento amoroso por WhatsApp por cerca de dois anos.

Nesse período, a vítima foi induzida a depositar quantias em dinheiro na conta. Depois disso, o suspeito passou a extorquir a mulher, ameaçando-a de morte e de divulgar fotos e vídeos íntimos dela caso não fossem depositadas novas quantias em dinheiro.

Outra prisão que chamou a atenção no DF foi a de um homem de 46 anos acusado de abusar sexualmente de crianças e adolescentes, na região de Ceilândia. Segundo a PCDF, o suspeito, identificado como José Evandro de Oliveira, de 46 anos, amarrava, torturava e abusava das vítimas.

As crianças, todas do sexo masculino, tinham entre 9 e 12 anos de idade. A Polícia Civil afirma que Oliveira dava dinheiro a um outro menino para que ele atraísse as vítimas. Depois, abusava delas.

Saiba como foi a operação nos estados e no DF

Em Rio Branco, foram presas seis pessoas, duas em Cruzeiro do Sul e uma em Sena Madureira, no interior do Acre. Os outros mandados foram cumpridos no Presídio Francisco D'Oliveira Conde (FOC), na capital. Três menores também foram apreendidos.

Em Alagoas, 150 policiais participam da ação. No total, 24 pessoas foram presas e 1 adolescente foi apreendido.

Cerca de 80 mandados foram expedidos no Amapá nesta manhã. Até por volta das 7h, foram cumpridas 65 prisões pelas equipes no estado.

A operação prendeu 43 pessoas e teve 8 adolescentes apreendidos. Um homem de 20 anos foi preso suspeito de participação no homicídio de uma lutadora de jiu-jítsu, em janeiro deste ano.

Foram registradas na Bahia 91 prisões, além da apreensão de 8 adolescentes. As prisões ocorreram em Salvador, nas cidades de Ilhéus e Teixeira de Freitas, no sul da Bahia, e nos municípios de Casa Nova e Juazeiro, no norte do estado.

A Polícia Civil do Ceará prendeu 183 pessoas e apreendeu 19 adolescentes até por volta de 11h20. Participam da operação no estado 400 policiais civis.

No DF, 53 pessoas foram presas e 17 adolescentes apreendidos. O número foi informado pela Polícia Civil às 18h.

Ceilândia, Taguatinga e Samambaia foram as regiões com o maior número de detenções. Todas as delegacias do DF estavam envolvidas na operação, que contou com cerca de 100 policiais.

Cinquenta e cinco adultos foram presos e oito adolescentes foram apreendidos no Espírito Santo durante a operação nacional #PC27, nesta quarta-feira (24). Em detalhamento da operação, a polícia informou que foram cumpridos 14 mandados por homicídios, 12 em flagrante delito, dez por violência doméstica e familiar, seis por roubo, dois por estupro, dois por descumprimento de medida protetiva, um por latrocínio, um por feminicídio e sete por outros crimes.

A Polícia Civil de Goiás prendeu 202 pessoas e apreendeu oito adolescentes nesta quarta-feira (24) durante a Operação #PC27. Além disso, foram apreendidas 22 armas -- incluindo seis fuzis.

Ao todo, 18 pessoas foram presas em São Luís por crimes de roubo, homicídio, estupro de vulnerável e violência doméstica. Dos mandados cumpridos, três foram por homicídio, sete por roubo, um por estupro e outro por lesão corporal decorrente de violência doméstica. Além disso, um adolescente de 16 anos foi apreendido durante a operação.

Segundo a Polícia Civil de Mato Grosso, 187 pessoas foram presas e 17 apreendidas. Em Mato Grosso, a ação aconteceu nas 15 regionais da unidade civil e abrangeu os 141 municípios do Estado.

No Pará, foram cumpridos cerca de 60 mandados de prisão. Foram mobilizados 300 policiais civis em todo o estado. Na região de Santarém, oeste do estado, dois homens que tinham mandado de prisão preventiva por estupro de vulnerável e comercialização de mídias piratas foram presos. A previsão era que 60 fossem presos até o fim do dia só na região.

Na Paraíba, 39 pessoas foram presas e 2 menores foram apreendidos. Após 14 horas de trabalho, foram presos 39 adultos e dois adolescentes foram apreendidos.

Cento e sessenta e oito pessoas foram presas na Operação "PC 27", deflagrada nesta quarta-feira (24). Ao todo, foram cumpridos 123 mandados de busca e apreensão. Cinco adolescentes também foram apreendidos.

A Polícia Civil prendeu 88 pessoas e apreendeu 10 adolescentes considerados foragidos da Justiça em Pernambuco, nesta quarta-feira (24). No estado, foram mobilizados 311 policiais civis e 90 viaturas para cumprir os mandados de prisão, que são de sentença condenatória, prisão preventiva e prisão temporária.

Na operação, 46 pessoas foram presas e um adolescente foi apreendido. Os mandados foram cumpridos nas cidades de Teresina, União, Floriano, Paulistana, Oeiras, Nazária, Parnaíba, Uruçuí. Dez motos foram apreendidas e um carro também foi encontrado com os suspeitos, além de drogas e armas.

A Polícia Civil do Rio de Janeiro prendeu 235 pessoas até as 17h desta quarta-feira (24), em diferentes regiões do Estado.

No Rio Grande do Norte, até as 18h, a assessoria de comunicação da Delegacia Geral de Polícia Civil (Degepol) confirmou a prisão e apreensão de 30 pessoas suspeitas de envolvimento em crimes como homicídio, latrocínio, posse ilegal de arma de fogo e tráfico de drogas.

Cerca de 66 pessoas foram presas e 13 menores apreendidos no estado.

A polícia de Roraima não havia divulgado o total de mandados nem de presos até o início desta tarde.

A Polícia Civil prendeu 181 pessoas e apreendeu 14 adolescentes. O balanço da operação, que começou às 5h, foi divulgado às 18h.

A Secretaria da Segurança Pública do estado informou que 36 pessoas foram presas e dois adolescentes foram apreendidos. 

Fonte: G1

Comentar

vetenuo

bannerdisponivel

bannerdisponivel

bannerdisponivel

bannerdisponivel

Impakto nas Redes Sociais

                                  Saiba os benefícios de usar o LinkedIn para a sua vida profissional - IFS -  Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe 

blogimpakto  acervo       jornalismoinvestigativo      Capa do livro: Prova e o Ônus da Prova - No Direito Processual Constitucional Civil, no Direito do Consumidor, na Responsabilidade Médica, no Direito Empresarial e Direitos Reflexos, com apoio da Análise Econômica do Direito (AED) - 3ª Edição - Revista, Atualizada e Ampliada, João Carlos Adalberto Zolandeck   observadh

procurados

Desenvolvido por: ClauBarros Web