G1 explica a origem do Comando Vermelho (CV), uma das principais facções criminosas do Rio de Janeiro, surgida há cerca de 50 anos no presídio da Ilha Grande, apelidado de “Caldeirão do Inferno”. A facção nasceu a partir da união de presos comuns e presos políticos, inicialmente chamada de Falange Vermelha, diante do colapso do sistema penitenciário nas décadas de 1970 e 1980.
A reportagem usa como gancho uma megaoperação recente realizada nos complexos do Alemão e da Penha, que resultou em 121 mortes (117 suspeitos e 4 policiais), 113 presos (33 de outros estados), 10 menores apreendidos, 118 armas e mais de 1 tonelada de drogas confiscadas.
No artigo, é retratada a história do presídio de Ilha Grande, local de confinamento de doentes e depois de presos comuns e políticos, marcando sua importância na criação do CV. A convivência e a troca de experiências entre presos políticos e criminosos comuns levaram à formação de uma organização criminosa estruturada, com episódios emblemáticos como fugas, rebeliões e conflitos internos.
O presídio foi desativado e implodido em 1994, mas o Comando Vermelho se espalhou pelo estado e permanece como uma das facções mais poderosas do tráfico de drogas no Rio de Janeiro, perpetuando a violência e o confronto com as forças de segurança pública.
Fonte: https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/noticia/2025/11/02/alvo-de-megaoperacao-comando-vermelho-surgiu-ha-50-anos-no-caldeirao-do-inferno-entenda.ghtml
