Deputado pede que PGR investigue vínculo entre escritórios de advocacia e esquema de créditos do Master

Criminal

O deputado bolsonarista Sanderson (PL-RS), vice-líder da oposição, acionou a PGR para que instaure um procedimento para investigar um suposto vínculo entre escritórios de advocacia e um esquema de créditos fictícios do Banco Master.

A representação se baseia em notícias veiculadas na imprensa que apontam a contratação de grandes bancas para defender interesses comerciais e institucionais do banco e, supostamente, influenciar decisões regulatórias e negociações com entes públicos.

Segundo o documento, isso levanta questionamentos quanto a eventual participação, facilitação ou contribuição indireta para os atos investigados na Operação Compliance Zero, que resultou na prisão de Daniel Vorcaro. Não há, no entanto, indícios de práticas ilíticas pelos escritórios até o momento.

O parlamentar argumenta que não é a legítima contratação dos advogados que desperta preocupação, mas sim o fato de que podem ter sido usadas para interceder, influenciar ou pressionar autoridades públicas, em especial no Banco Central e no Governo do Distrito Federal em meio à tentativa de venda do Master ao BRB.

Entre os escritórios contratados pelo Master, está o Barci de Moraes, de Viviane Barci, mulher de Alexandre de Moraes. O banco também contratou como consultores Michel Temer e Ricardo Lewandowski.

Fonte: https://oglobo.globo.com/blogs/lauro-jardim/post/2025/11/deputado-pede-que-pgr-investigue-vinculo-entre-escritorios-de-advocacia-e-esquema-de-creditos-do-master.ghtml

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *