A Colômbia começará a pulverizar o herbicida glifosato com drones voando em baixa altitude “esta semana”, anunciou o governo nesta segunda-feira, em meio à pressão dos Estados Unidos para fortalecer suas políticas antidrogas. Após recomendação do Ministério da Saúde e uma ordem judicial, o país suspendeu a pulverização aérea de glifosato em 2015 devido a preocupações com seu impacto na saúde humana e nos recursos hídricos.
A nova medida estipula que os drones voarão a uma altitude máxima de 1,5 metro acima das plantações de coca e realizarão uma pulverização “controlada” para evitar que o produto químico afete comunidades ou ecossistemas, disse o ministro interino da Justiça, Andrés Idárraga, em coletiva de imprensa.
As comunidades se opõem ao glifosato devido a preocupações com a saúde e porque ele destrói plantações legais. Elas também relataram defeitos congênitos após a pulverização. A Organização Mundial da Saúde (OMS) alerta para os potenciais efeitos cancerígenos do herbicida. O anúncio surge em um momento em que as relações entre a Colômbia e os Estados Unidos se encontram no seu ponto mais baixo, após décadas de cooperação no combate às drogas.
