Megaoperação no RJ: entenda o projeto antifacção, que prevê até 30 anos para crimes de organização criminosa

Política

O “projeto antifacção”, enviado pelo Ministério da Justiça à Casa Civil, que prevê penas mais duras para crimes ligados a organizações criminosas, principalmente após uma megaoperação no Rio de Janeiro contra o Comando Vermelho.

Principais pontos do projeto:

  • Criação da figura de “organização criminosa qualificada”: ocorre quando o grupo domina território ou atividades econômicas por violência ou ameaça. A pena será de 8 a 15 anos de prisão, considerada crime hediondo (inafiançável e sem direito a indulto).
  • Aumento das penas para integrantes de facção: passa de 3-8 anos para 5-10 anos.
  • Homicídio a mando da facção: a pena para homicídio praticado por ordem de organização criminosa qualificada será de 12 a 30 anos.
  • Agravantes: penas maiores em casos como uso de armas restritas, morte/lesão de agentes de segurança, envolvimento de menores, participação de servidores públicos, influência no setor público, atuação transnacional, entre outros.
  • Possibilidade de infiltração de policiais e uso de empresas fictícias: visa desmantelar estruturas das facções.
  • Autorização judicial para gravação de conversas com advogados: permitida caso haja indícios de que a comunicação é usada para fins criminosos.
  • Intervenção em empresas ligadas a facções: Justiça pode suspender contratos públicos e nomear gestores externos.

O projeto ainda será analisado pelo Congresso e precisa de sanção presidencial para entrar em vigor.

Fonte: https://g1.globo.com/politica/noticia/2025/10/29/megaoperacao-no-rio-entenda-o-projeto-antifaccao-que-preve-ate-30-anos-para-crimes-de-organizacao-criminosa.ghtml

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *