PM do Paraná matou 2,7 mil pessoas em sete anos de governo Ratinho Jr

Criminal

A Polícia Militar do Paraná ultrapassou as 2,7 mil mortes durante os sete anos de gestão de Ratinho Jr (PSD) como governador do estado. O número deu um salto após a divulgação do resultado de mortes violentas causadas pelas forças policiais em 2025: de acordo com a Secretaria de Segurança, foram 426 casos, a maior parte tendo origem em ações da PM.

Com isso, a média anual de mortes causadas pela Polícia Militar paranaense chega a 385 – ou seja, mais de uma pessoa morta por dia. Isso significa que, sob o comando do atual governador, a polícia multiplicou por dois a média de mortes em confronto. Nos dez anos anteriores, de acordo com números do Anuário do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, a média de mortes causadas pela PM do Paraná era de 190 por ano.

A quantidade de mortes em confronto em 2025 foi a segunda maior dos últimos 20 anos – ficando atrás apenas do que ocorreu em 2022, quando a polícia matou 479 pessoas ao longo de 12 meses. Também foi o ano mais letal desde 2023, quando Ratinho assumiu seu segundo mandato como governador.

Apesar da extrema letalidade da polícia, o Governo continua não tendo colocado câmeras nas fardas dos policiais. Por enquanto, só o que existe são programas piloto: um com 300 câmeras que se encerrou em dezembro e outro com 50 câmeras iniciado em 2025. As câmeras são um dos caminhos mais garantidos para diminuir a violência policial desnecessária.

O que diz o governo

Por meio de nota, a Secretaria da Segurança Pública do Paraná (Sesp) disse que as “forças de segurança do Estado seguem protocolos rigorosos de treinamento e uso diferenciado da força, com prioridade à preservação da vida”. O uso de arma de fogo, de acordo com o órgão, “ocorre apenas como último recurso, em situações de agressão injusta e iminente contra policiais ou terceiros”.

Na nota, a Sesp também alega que o número de 426 “mortes em confronto” corresponde a menos de 0,6% dos 73.194 suspeitos detidos pelas polícias no Paraná no ano passado, “evidenciando o caráter excepcional dessas ocorrências diante do volume de abordagens”.

“Toda morte decorrente de intervenção policial é apurada com rigor e transparência, com acompanhamento do Ministério Público e do Poder Judiciário. Ao mesmo tempo, em 2025, o Paraná apresentou os menores números de homicídios, roubos e furtos desde o início da série histórica, em 2007”, diz a Sesp.

Fonte: https://www.plural.jor.br/pm-do-parana-matou-2-7-mil-pessoas-em-sete-anos-de-governo-ratinho-jr/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *