A deflagração da Operação Miragem pela Polícia Federal, na manhã desta terça-feira (23), contra o Banco Digimais, controlado pelo bispo Edir Macedo, líder da Igreja Universal do Reino de Deus, provocou a repercussão de um antigo vídeo em que o religioso orienta integrantes da cúpula da igreja sobre arrecadação de recursos e afirma: “ou dá ou desce“.
A operação investiga supostos crimes contra o sistema financeiro nacional e resultou no bloqueio de até R$ 670 milhões em bens e valores dos investigados. Segundo a Polícia Federal, mais de 50 agentes cumpriram nove mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça Federal em São Paulo.
“Mais de 50 policiais federais cumprem nove mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça Federal em São Paulo. A decisão judicial também autorizou o afastamento dos sigilos bancário e fiscal dos investigados, além do sequestro e bloqueio de bens e valores de até R$ 670 milhões”, informou a PF em nota.
Ou dá ou desce
Com a divulgação da operação, usuários das redes sociais resgataram um vídeo em que Edir Macedo aparece orientando bispos da Igreja Universal sobre a necessidade de ampliar a arrecadação. Na gravação, que voltou a circular na internet, o líder religioso utiliza a expressão “ou dá ou desce”, interpretada por críticos como uma cobrança por resultados financeiros dos integrantes da igreja.
