Ao g1, a Receita Federal afirmou que os agentes decidiram fazer a abordagem por desconfiarem de que duas caminhonetes viajavam juntas e estavam carregadas.
Em uma delas, os agentes encontraram o motorista e “grande quantidade de mercadorias de origem estrangeira sem comprovação de importação regular e de comercialização proibida no Brasil”.
No outro veículo, havia o motorista e outros dois homens, “com funções exclusivas de monitoramento das equipes de fiscalização e orientação ao veículo de carga”.
“Um dos veículos atuava como ‘batedor’ e utilizava um sistema de internet via satélite para comunicação com o veículo que transportava a carga apreendida. […] Eles usavam o WhatsApp para comunicação entre os veículos e para acompanhar grupos que reportam em tempo real as posições das equipes de fiscalização na rodovia”, explicou o órgão.
🔍Em esquemas de contrabando, um “batedor” é quem viaja à frente de quem está carregando a mercadoria, com o intuito de monitorar e avisar sobre o policiamento e a fiscalização em rodovias.
Mais de 1,3 mil mercadorias foram apreendidas — Foto: Receita Federal
A situação aconteceu nesta quinta-feira (2).
Segundo a Receita Federal, foram encontrados e apreendidos 200 cigarros eletrônicos, 500 ampolas de anabolizantes, 500 canetas emagrecedoras e 100 frascos de cosméticos, além de outros medicamentos em cartelas. O órgão afirma que as mercadorias tinham como destino Curitiba.
Os quatro homens que estavam nos veículos foram detidos e encaminhados à Polícia Federal de Ponta Grossa. Os nomes deles não foram divulgados.
“Esse tipo de ação reafirma o compromisso da Receita Federal com o combate ao contrabando, descaminho e sonegação de impostos, buscando a proteção à livre concorrência e aos agentes econômicos que exercem suas atividades de maneira regular”.
