GAECO/MPRS investiga policial penal e psicóloga por tráfico de drogas dentro da Penitenciária Feminina de Guaíba

Cárcere

O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado do Ministério Público do Rio Grande do Sul (GAECO/MPRS) realizou, em 3 de novembro de 2025, a Operação Julieta II para desarticular uma organização criminosa envolvida no tráfico de drogas e entrada de objetos ilícitos na Penitenciária Estadual Feminina de Guaíba. Entre os principais alvos estão uma policial penal (já afastada e investigada em operação anterior) e uma psicóloga da Polícia Penal.

A ação envolveu o cumprimento de 10 mandados de busca e apreensão em várias cidades, revistas no presídio, apreensão de veículos e o uso de cão farejador. Ao todo, são 10 alvos e 13 investigados.

A investigação começou em junho de 2024 e apontou uma organização criminosa liderada por uma apenada que comandava o esquema dentro e fora do presídio, promovendo a entrada de celulares, drogas (cocaína, maconha) e outros itens proibidos, com pagamentos em dinheiro e benefícios indiretos. A movimentação ilícita superou R$ 1 milhão dentro do presídio. Entre os crimes apurados estão tráfico de drogas, associação para o tráfico, corrupção, organização criminosa e lavagem de dinheiro. Esta operação é uma continuidade da primeira fase, realizada em setembro de 2024, que já tinha como alvo a mesma apenada líder do esquema.

Fonte: https://www.mprs.mp.br/noticias/64433/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *