A Comissão Eleitoral do SINDARSPEN, responsável pela condução do processo eleitoral para o quadriênio 2026–2030, reuniu-se no dia 26 de janeiro de 2026, na sede do Sindicato, em Curitiba, com o objetivo de verificar, dentro do prazo estatutário, as pendências relacionadas à documentação dos integrantes da Chapa 2, que não haviam sido apresentadas na sua totalidade na sexta-feira 22, data de encerramento do prazo para inscrição das chapas concorrentes ao pleito.
Na reunião do dia 22/01 foi deliberado pela concessão do prazo de 3 dias, que se encerrou hoje às 10 horas (ata nº 09) para que a chapa 2 apresentasse documentos faltantes exigidos no Estatuto social, tais quais: documentos de identificação, contracheques, declarações de filiação sindical e procurações dos integrantes apresentados, bem como a correção de nomes na nominata e divergências de assinaturas.
A conferência foi realizada de forma transparente, com a presença dos membros eleitos da Comissão Eleitoral, representantes das chapas e seus respectivos advogados.
Durante a análise, a Comissão constatou que alguns candidatos à Chapa 2 não conseguiram regularizar a pendência documental até o fim do prazo, seja por ausência de documentos essenciais, seja por não atenderem a requisitos materiais previstos no Estatuto Social, especialmente a condição de filiação regular ao sindicato.
Diante da impossibilidade de candidatura de todos os nomes indicados e da consequente redução no número de integrantes, a Comissão concluiu que a Chapa 2 não atingiu o número mínimo de 28 membros exigido pelo Estatuto Social para o registro válido de uma chapa.
Encerradas as discussões, a Comissão Eleitoral deliberou pelo não acolhimento do pedido de registro da Chapa 2.
Com isso, a Comissão informou que será publicado edital oficial comunicando o indeferimento da inscrição da Chapa 2.
O resultado da deliberação foi comunicado aos representantes presentes, garantindo a publicidade, a transparência e a observância das normas estatutárias que regem o processo eleitoral do SINDARSPEN.
