WhatsApp Image 2021 12 08 at 13.52.38

Major da PM é denunciada por racismo após chamar atendente de lanchonete de "mucama"

https://p2.trrsf.com/image/fget/cf/774/0/images.terra.com/2023/12/12/bodytech-sl15bm0oxppe.jpg Caso aconteceu na última sexta-feira, 8, em uma lanchonete dentro da academia BodyTech na Zona Oeste do RJ

Na última sexta-feira, 8, uma major da Polícia Militar chamou uma atendente de uma lanchonete, localizada dentro da academia BodyTech no Recreio dos Bandeirantes, Zona Oeste do Rio, de "mucama". A vítima registrou um boletim de ocorrência contra a major pelo crime de racismo.

5 expressões racistas que talvez você use sem perceber 5 expressões racistas que talvez você use sem perceber

De acordo com a vítima de 33 anos, a mulher e uma amiga pediram um café e um capuccino. Em seguida, a oficial disse "mucama, traz meu café" e ainda repetiu o termo "mucama" mais três vezes. Ela também reclamou sobre a pessoa que aboliu a lei da escravidão no Brasil, se referindo à Lei Áurea. As informações são do site g1.

O termo "mucama" é uma expressão racista que se refere a pessoas negras escravizadas que realizavam serviços domésticos.

Em nota enviada ao Terra NÓS, a Polícia Civil comunicou que o caso foi registrado como racismo. "O caso será investigado pela Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Decradi). Diligências estão em andamento para apurar o ocorrido", informou.

A Corregedoria da Polícia Militar abriu um procedimento apuratório para analisar o caso, de acordo com o g1. A reportagem do Terra NÓS também entrou em contato com a corporação para mais esclarecimentos, ea matéria será atualizada caso retornem.

A academia BodyTech disse que "repudia todo e qualquer ato de racismo dentro ou fora de suas instalações" e que irá cooperar com as autoridades. Segundo eles, a major se desligou da academia.

Crime de Racismo

O crime de racismo está previsto na Lei 7.716/1989 com pena de reclusão de um a três anos e multa. O crime é imprescritível e inafiançável. De acordo com a lei, racismo é "praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional".

Racismo é crime. Saiba como denunciar

Comentar

vetenuo

bannerdisponivel

bannerdisponivel

bannerdisponivel

bannerdisponivel

Impakto nas Redes Sociais

                                  Saiba os benefícios de usar o LinkedIn para a sua vida profissional - IFS -  Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe 

blogimpakto  acervo       jornalismoinvestigativo      Capa do livro: Prova e o Ônus da Prova - No Direito Processual Constitucional Civil, no Direito do Consumidor, na Responsabilidade Médica, no Direito Empresarial e Direitos Reflexos, com apoio da Análise Econômica do Direito (AED) - 3ª Edição - Revista, Atualizada e Ampliada, João Carlos Adalberto Zolandeck   observadh

procurados

Desenvolvido por: ClauBarros Web