WhatsApp Image 2021 12 08 at 13.52.38

Idoso desaparecido de asilo é encontrado em casa de ex-funcionária que usava aposentadoria dele; local abrigava outras seis pessoas

Idoso desaparecido é encontrado em asilo clandestino; outros seis idosos estavam no local O local era mantido por uma ex-funcionária de uma instituição de longa permanência fechada em 2020. Na mesma casa, outros seis idosos foram encontrados em situação de maus-tratos.

Segundo o promotor do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) Eduardo Fantinati, a família do homem resgatado, de 73 anos, não sabia do paradeiro dele desde que o asilo em que ele estava internado fechou em 2020 por estar em situação irregular.

Conforme Fantinati, na época, os internos deveriam ter sido encaminhados para outras casas de acolhimento, mas o idoso foi levado sem autorização para o imóvel em que foi achado.

A dona da casa é ex-cuidadora da clínica, de 45 anos, e mantinha contato com os parentes dele, avisando que ele estava bem, mas não informava onde ele estava nem permitia visitas.

Idoso era mantido cárcere privado nesta casa em Uberaba — Foto: Ticianna Mujalli/TV Integração

"Ela também admitiu que administra os benefícios do idoso e que tem um empréstimo feito no nome dele, mas que não foi ela quem fez. Ela negou ter acesso a outros cartões, mas documentos e cartões dos outros idosos foram encontrados no local", afirmou Eduardo.

Após descobrir o endereço da mulher, o promotor esteve no imóvel acompanhado de equipes da PM e da Vigilância Sanitária. Primeiro, a suspeita se negou a abrir o portão, mas 20 minutos depois, permitiu a entrada dos fiscais.

Questionada pelos policiais, a cuidadora disse que olhava os idosos há um ano a pedido do ex-patrão dela por conta de uma dívida trabalhista que ele tinha com ela. Conforme o promotor, o homem também será investigado pelo envolvimento no sequestro do idoso retirado da clínica.

Ainda conforme o promotor, a mulher foi presa em flagrante por cárcere privado. As investigações vão continuar para apurar como os outros seis idosos chegaram à casa e se também houve crime de cárcere privado referente a eles.

"Desde o ano passado, foi a terceira clínica clandestina interditada. A senhora que foi presa vai responder por cárcere privado e maus tratos, e também vai ser analisada a apropriação indébita dos recursos do idoso", afirmou.

Em nota, a Polícia Civil informou que foi a mulher encaminhada ao sistema prisional. O caso segue sob investigação da Delegacia de Orientação e Proteção da Família, em Uberaba.

Liberdade provisória

Conforme o advogado Guilherme Pessato Pena, que defende a mulher, a liberdade provisória foi solicitada com pedido de alvará de soltura. A solicitação foi acatada pelo juiz Stefano Renato Raymundo durante a tarde.

No pedido, a defesa afirmou que a suspeita tem bons antecedentes e tem três filhas, sendo uma adolescente e duas crianças. Uma delas, ainda, tem problemas de saúde.

"A defesa postulou pelo pedido de liberdade provisória, pois ausentes os requisitos autorizadores da prisão preventiva, a liberdade provisória é a medida mais justa que se impõe. Não havendo motivos para manutenção da prisão em flagrante, porquanto a acusada possui os requisitos legais para responder o processo em liberdade. Que posteriormente a defesa irá provar que suas condutas nunca foram pautadas na ilegalidade", afirmou o advogado.

De acordo com o magistrado, "por não vislumbrar risco à ordem pública, até porque os idosos já foram retirados do local, concedo-lhe liberdade provisória, sem fiança".

Apesar de liberdade provisória, "a flagrada deverá ser advertida a comparecer a todos os atos processuais, quando intimada e comunicar imediatamente a este Juízo qualquer mudança de endereço, sendo que o descumprimento das medidas cautelares impostas poderá ensejar a decretação da prisão preventiva".

Maus-tratos

Medicamentos clínica clandestina idoso cárcere privado Uberaba — Foto: MPMG/Divulgação

De acordo com a PM, o imóvel estava completamente desorganizado, com mau cheiro e com medicamentos espalhados, sem indicações sobre quando e para quem deveriam ser ministrados. Também foram encontrados restos de comida na cozinha e louças sujas.

O idoso desaparecido desde 2020 foi achado em um quarto anexo à residência junto com mais três vítimas. Ele aparentava estar subnutrido, não estava lúcido e não conseguiu responder às perguntas dos policiais.

"A mulher parou de dar os medicamentos de Alzheimer para ele. Os outros idosos também tomam medicamento, e nenhum deles estava tomando. Um descaso gigante", acrescentou o promotor.

No local, também viviam o marido e quatro filhos da mulher, sendo três deles menores de 18 anos. As crianças dormiam em um colchão no chão do quarto dos pais.

Ainda segundo a PM, os idosos ficaram sob os cuidados da Secretaria de Desenvolvimento Social. À TV Integração, o gerente do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Leonardo Aparecido dos Santos, informou que três famílias já estiveram no órgão para buscar os parentes.

Em nota, a Secretaria de Desenvolvimento Social informou que está acompanhando o caso e, após alta hospitalar, os idosos sem vínculo familiar ou com vínculo rompido serão encaminhados para Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI´s) cofinanciadas pelo Município. As vagas sociais já foram providenciadas pela Secretaria.

Comentar

vetenuo

bannerdisponivel

bannerdisponivel

bannerdisponivel

bannerdisponivel

Impakto nas Redes Sociais

                                  Saiba os benefícios de usar o LinkedIn para a sua vida profissional - IFS -  Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe 

blogimpakto  acervo       jornalismoinvestigativo      Capa do livro: Prova e o Ônus da Prova - No Direito Processual Constitucional Civil, no Direito do Consumidor, na Responsabilidade Médica, no Direito Empresarial e Direitos Reflexos, com apoio da Análise Econômica do Direito (AED) - 3ª Edição - Revista, Atualizada e Ampliada, João Carlos Adalberto Zolandeck   observadh

procurados

Desenvolvido por: ClauBarros Web