WhatsApp Image 2021 12 08 at 13.52.38

Filhos de El Chapo proíbem produção de fentanil no norte do México

https://veja.abril.com.br/wp-content/uploads/2023/10/WhatsApp-Image-2023-10-04-at-11.48.11-e1696430919650.jpeg?quality=90&strip=info&w=510&h=345&crop=1 A facção criminosa comandada pelos filhos do ex-traficante mexicano Joaquin “El Chapo” Guzman proibiu a produção e venda de fentanil na região de Sinaloa, no norte do México. A informação foi divulgada na terça-feira 3 por meio de faixas à beira das estradas, mas analistas duvidam que o grupo abandone um negócio tão lucrativo.

As faixas são conhecidas como “narcomantas” e são assinadas por “Los Chapitos“, ou “pequenos Chapos”, um grupo de irmãos que assumiram o império criminoso de seu pai quando Guzmán foi extraditado para os Estados Unidos, em 2017. Embora não esteja claro quem colocou as mensagens, elas apareceram em um momento em que o México enfrenta pressão internacional para combater grupos criminosos envolvidos na produção de fentanil.

“A venda, fabricação, transporte ou qualquer tipo de negócio envolvendo a substância conhecida como fentanil é estritamente proibida em Sinaloa”, diziam as faixas.

+ EUA contratam Quico, de ‘Chaves’, para campanha contra imigração ilegal

O governo de Washington, neste ano, afirmou que Los Chapitos são os principais fornecedores de fentanil para os Estados Unidos. No mês passado, Ovidio Guzmán, o mais novo dos quatro irmãos, foi extraditado para território americano.

Continua após a publicidade

Leo Silva, um ex-agente da Administração Antidrogas dos Estados Unidos (DEA) que trabalhou no México, disse que as faixas eram provavelmente uma tentativa de Los Chapitos de se livrar da culpa pela produção de fentanil.

“Juntamente com a extradição de um dos irmãos, é uma estratégia para aliviar a pressão sobre eles”, disse Silva. “Não os vejo parando a produção.”

Em julho, investigadores de Sinaloa informaram que Los Chapitos haviam dito aos produtores de Culiacán, a capital do estado, para pararem de fabricar fentanil. Pouco depois, foram descobertos corpos de homens torturados e cobertos de comprimidos da droga, num aparente sinal para outros produtores.

Continua após a publicidade

+ Telhado de igreja desaba durante missa no México

Entretanto, analistas não estão convencidos de que Los Chapitos consigam se manter longe dos negócios com fentanil.

Além disso, também não ficou claro se o grupo conseguiria decretar tal proibição em Sinaloa. Grande parte do território é controlado pelo antigo parceiro de El Chapo, Ismael “El Mayo” Zambada, que dirige outro poderoso cartel, e não fez parte da proibição da produção e distribuição da droga.

Fonte: https://veja.abril.com.br/mundo/filhos-de-el-chapo-proibem-producao-de-fentanil-no-norte-do-mexico/

Comentar

vetenuo

bannerdisponivel

bannerdisponivel

bannerdisponivel

bannerdisponivel

Impakto nas Redes Sociais

                                  Saiba os benefícios de usar o LinkedIn para a sua vida profissional - IFS -  Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe 

blogimpakto  acervo       jornalismoinvestigativo      Capa do livro: Prova e o Ônus da Prova - No Direito Processual Constitucional Civil, no Direito do Consumidor, na Responsabilidade Médica, no Direito Empresarial e Direitos Reflexos, com apoio da Análise Econômica do Direito (AED) - 3ª Edição - Revista, Atualizada e Ampliada, João Carlos Adalberto Zolandeck   observadh

procurados

Desenvolvido por: ClauBarros Web