WhatsApp Image 2021 12 08 at 13.52.38

Cuidado com ladrões: conheça os 10 carros mais roubados ou furtados em SP

Segundo levantamento da empresa de rastreamento veicular Ituran, casos de roubo ou furto de carros de passeio, comerciais leves e utilitários pesados em SP tiveram alta em 2021 - Getty Images/iStockphoto Dono da maior frota de veículos do Brasil, com 30,78 milhões de unidades ou aproximadamente 30% do total registrado no País, o Estado de São Paulo teve 71.878 roubos ou furtos de automóveis, comerciais leves e utilitários pesados em 2021.

O número representa aumento de 9% em relação ao total de casos verificados em 2020, informa a empresa de rastreamento veicular Ituran, responsável pelo estudo - elaborado com base em dados da Secretaria da Segurança Pública do governo paulista e fornecido com exclusividade para UOL Carros.

  • O UOL Carros agora //www.tiktok.com/@uolcarros?">está no TikTok! Acompanhe vídeos divertidos, lançamentos e curiosidades sobre o universo automotivo.

No ano passado, o automóvel mais visado pelos ladrões foi o Volkswagen Gol, que acumulou no período 6.044 casos de furto ou roubo, modalidade caracterizada quando o bem é subtraído mediante violência ou ameaça. Sozinho, o hatch da Volks foi responsável por 8,4% de todas as ocorrências (confira abaixo o ranking de carros).

Segundo Rodrigo Boutti, gerente de operações da Ituran, "2021 foi um ano de retomada para criminosos especializados em roubos e, principalmente, furtos de veículos".

"Com o aumento na circulação de veículos, em virtude do relaxamento parcial das restrições decorrentes da pandemia, a maior oferta de veículos disponíveis para o crime fez com que os números de roubos de furtos de veículos subissem em relação a 2020", analisa.

Segundo ele, outro fator que motivou a alta nos roubos e furtos de veículos foi a falta de carros novos no mercado, o que levou os consumidores a permanecer mais tempo com seus veículos usados - que necessitarão de peças de reposição, elevando a demanda por desmanches ilegais.

Criminosos preferem o furto

Siga o UOL Carros no

Considerando as ocorrências registradas no Estado no ano passado envolvendo carros de passeio, comerciais leves e pesados, 79% delas corresponderam a furtos, contra 21% de roubos. Em 2020, os percentuais foram de 77% e 23%, respectivamente.

"Os furtos predominam porque são um crime muito mais ameno no Código Penal e difícil de provar. Os criminosos só roubam veículos que não conseguem furtar, devido a tecnologias embarcadas que previnem a prática", explica Boutti.

Ele acrescenta que a preferência pelo furto também indica que o alvo do crime é realmente o veículo, pois o roubo pode ser motivado para a prática de outros delitos, como fugas ou a subtração de bens que estejam com a vítima.

Fonte: https://www.uol.com.br

Comentar

vetenuo

bannerdisponivel

bannerdisponivel

bannerdisponivel

bannerdisponivel

Impakto nas Redes Sociais

                                  Saiba os benefícios de usar o LinkedIn para a sua vida profissional - IFS -  Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe 

blogimpakto  acervo       jornalismoinvestigativo      Capa do livro: Prova e o Ônus da Prova - No Direito Processual Constitucional Civil, no Direito do Consumidor, na Responsabilidade Médica, no Direito Empresarial e Direitos Reflexos, com apoio da Análise Econômica do Direito (AED) - 3ª Edição - Revista, Atualizada e Ampliada, João Carlos Adalberto Zolandeck   observadh

procurados

Desenvolvido por: ClauBarros Web