WhatsApp Image 2021 12 08 at 13.52.38

'Ninho de celulares': Dois dos maiores exportadores de telefones roubados são presos com centenas de aparelhos no Centro de SP

2 Dois homens apontados pela Polícia Civil de São Paulo como os maiores exportadores de celulares roubados e furtados foram presos nesta quarta-feira (6), durante uma operação na Rua Guaianases, conhecida como "ninho dos telefones" roubados.

No local, na região Central da capital paulista e perto da Cracolândia, os policiais apreenderam centenas de aparelhos. De acordo com as investigações, a dupla teria movimentado mais de R$ 10 milhões em cinco anos.

Segundo a polícia, eles faziam parte de uma organização criminosa de senegaleses, apesar de serem brasileiros.

A Secretaria da Segurança de São Paulo não esclareceu como funcionava esquema de exportação e não divulgou o nome dos dois presos.

“Eles são considerados os maiores exportadores de aparelhos celulares. Alcançamos o topo da cadeia ilícita com criminosos que compravam celulares roubados e exportavam para outros países”, disse o Secretário da Segurança Pública, Guilherme Derrite.

Desde maio do ano passado, a polícia realiza investigações para combater roubos e furtos de celulares e identificar os assaltantes que agem, principalmente, no Centro de SP.

De acordo com a polícia, a investigação identificou a existência de um esquema criminoso, articulado por estrangeiros, que adquiriam aparelhos celulares ilícitos e vendiam para diversos estados.

Os policiais civis conseguiram estabelecer o vínculo entre os investigados por meio de depósitos bancários na conta dos envolvidos.

'Ninho de celulares'

Conforme revelado pelo g1, o combate ao "ninho de celulares roubados" nas redondezas da Rua Guaianases, na região da Cracolândia, é considerado um desafio para o estado.

O local, que fica no Centro de São Paulo, é formado por um labirinto de hotéis, apartamentos e lojas, num emaranhado que dificulta ainda mais o trabalho da polícia.

A fama da rua de "ninho de celulares" viralizou após o médico Henrique Lopes Pinho postar uma localização com diversos alertas de aparelhos roubados ou furtados em São Paulo.

Depois de fazer o rastreio do aparelho de um amigo, ele percebeu que a geolocalização possuía comentários de centenas de outras vítimas de roubos e furtos cujos celulares foram parar no mesmo imóvel, na mesma Rua Guaianases.

Ao menos desde 2017 são feitas operações na região para tentar desarticular o comércio ilegal de celulares em festas de rua, vendidos na mão de pedestres e em “feiras do rolo” ou repassados para líderes de grupos.

No final de 2023, a policia civil apreendeu mais de 853 celulares, além de duas máquinas que desmontam os aparelhos e facilitam o desbloqueio, durante uma operação contra um grupo suspeito de receptar celulares roubados.

Na ação, os investigadores descobriram que o esquema era operado por africanos que enviam os equipamentos para outros países.

 

 

Comentar

vetenuo

bannerdisponivel

bannerdisponivel

bannerdisponivel

bannerdisponivel

Impakto nas Redes Sociais

                                  Saiba os benefícios de usar o LinkedIn para a sua vida profissional - IFS -  Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe 

blogimpakto  acervo       jornalismoinvestigativo      Capa do livro: Prova e o Ônus da Prova - No Direito Processual Constitucional Civil, no Direito do Consumidor, na Responsabilidade Médica, no Direito Empresarial e Direitos Reflexos, com apoio da Análise Econômica do Direito (AED) - 3ª Edição - Revista, Atualizada e Ampliada, João Carlos Adalberto Zolandeck   observadh

procurados

Desenvolvido por: ClauBarros Web