WhatsApp Image 2021 12 08 at 13.52.38

Presos fazem reféns em rebelião no CDP de Taubaté, SP

Motim teve início durante a tarde de quarta-feira e 13 pessoas foram feitas reféns, entre elas dois agentes penitenciários e 11 religiosos. Uma mulher e três homens foram liberados até o momento. Negociações seguem nesta quinta.

pc1308Presos do Centro de Detenção Provisória (CDP) Dr. Félix Nobre de Campos, em Taubaté (SP), fazem uma rebelião desde a tarde desta quarta-feira (8). Os detentos fizeram 13 reféns, de acordo com a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) mas liberararam quatro - uma mulher e dois homens foram liberados na quarta e mais um na manhã desta quinta-feira (9).

(CORREÇÃO: O G1 errou ao informar que os presos fizeram 14 reféns. Segundo a Secretaria de Adminsitração Penitenciária (SAP) um refém apresentou dois documentos e, por isso, foi contado duas vezes. A informação foi corrigida às 15h23 de 09/08/2018).

O Grupo de Intervenção Rápida (GIR) está no local desde às 18h de quarta aguardando para tentar conter o motim. A Polícia Militar permaneceu durante toda a madrugada no local. As negociações para o fim da rebelião seguiram durante a noite. (veja imagens no vídeo acima)

Uma fumaça preta chamou atenção de quem passava pela rodovia Amador Bueno da Veiga durante a tarde de quarta, quando o motim teve início. Do lado de fora, assim que a rebelião começou, vizinhos relataram que ouviram barulhos de explosões. A causa do motim ainda não foi informada e, segundo a promotoria, os detentos não explicaram exatamente quais as reivindicações deles. 

Entre as pessoas que seguem mantidas como reféns estão dois agentes penitenciários e oito religiosos, de acordo com a SAP. Uma mulher mantida entre os reféns foi liberada no fim da tarde de quarta, um homem liberado às 21h e outro às 22h40 do mesmo dia. Um deles é um idoso. O quarto refém foi liberado na manhã desta quinta-feira, às 8h20.

Todos são voluntários ligados a movimentos religiosos que fazem atendimento em presídios. Eles são membros dos grupos 'Deus é Amor', 'Cristo é Luz é Vida', Capelania de Taubaté e Assembleia de Deus.

A primeira refém foi liberada assim que a juíza corregedora Sueli Zeraik chegou ao presídio, no fim da tarde de quarta, para atuar nas negociações junto com a direção do CDP. A juíza deixou o local por volta da meia-noite. O Ministério Público também esteve no local acompanhando as negociações. 

A refém liberada, Maria Benedita Ferraz, é membro da igreja Assembleia de Deus de Guaratinguetá e disse que entre os reféns havia um agente ferido e um pastor de cerca de 80 anos. O idoso estava entre os reféns liberados durante a noite.

"Entramos e eu escutei um grito: 'caiu' e depois 'peguei'. Tinha um detento passando mal e achei que fosse alguma coisa de brincadeira entre eles. Quando eu olhei para cima, eu vi dois numa divisão entre as celas, em cima de mim. Aí eu percebi que estava acontecendo alguma coisa de errado. Eu gritei pela igreja no que eu falei 'meu Deus', eles cataram esse funcionário e mais um outro", disse.

Ainda de acordo com ela, os detentos disseram que não machucariam nenhuma pessoa da igreja e reivindicam melhorias no local. Inicialmente, a SAP havia informado que esses reféns eram membros da pastoral carcerária, mas depois corrigiu a nota.

A Políca Militar está no local desde o início do motim e o helicóptero Águia sobrevoava o presídio até o fim do dia. Parentes de detentos seguiram até o início da madrugada aglomerados em frente ao CDP. 

ma comissão de representantes da sociedade, que está acompanhando o caso, conversou com as famílias dos presos à noite para explicar como as negociações estavam sendo conduzidas.

A unidade tem capacidade para 844 detentos e, superlotada, atualmente abriga 1.521 internos. 

Fonte: G1

Comentar

vetenuo

bannerdisponivel

bannerdisponivel

bannerdisponivel

bannerdisponivel

Impakto nas Redes Sociais

                                  Saiba os benefícios de usar o LinkedIn para a sua vida profissional - IFS -  Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe 

blogimpakto  acervo       jornalismoinvestigativo      Capa do livro: Prova e o Ônus da Prova - No Direito Processual Constitucional Civil, no Direito do Consumidor, na Responsabilidade Médica, no Direito Empresarial e Direitos Reflexos, com apoio da Análise Econômica do Direito (AED) - 3ª Edição - Revista, Atualizada e Ampliada, João Carlos Adalberto Zolandeck   observadh

procurados

Desenvolvido por: ClauBarros Web