WhatsApp Image 2021 12 08 at 13.52.38

DPU pede que STF proíba prisão preventiva para detentos no semiaberto

DPU pede que STF proíba prisão preventiva para detentos em regime semiaberto - Reprodução A DPU (Defensoria Pública da União) pediu hoje ao STF (Supremo Tribunal Federal) que proíba a prisão preventiva para condenados a regimes abertos ou semiabertos, pois a medida seria "incompatível" com a pena decidida aplicada pelo próprio judiciário.

O documento da defensoria solicita que os ministros editem uma súmula vinculante, que é um mecanismo de uniformização de jurisprudência.

STF tem até quinta para decidir sobre proibição de despejos na pandemia

De acordo com a DPU, "há contradição na manutenção da prisão preventiva no regime fechado e a fixação do regime semiaberto para o início de cumprimento da pena". A defensoria entende que existe incompatibilidade entre regimes menos severos que o fechado e a prisão preventiva.

A mudança é necessária, de acordo a DPU, já que juízes estariam mantendo réus, com sentenças de regime aberto ou semiaberto, em suas prisões preventivas, mesmo após a decisão da pena menos severa.

"O juízo, ao decidir por regime mais brando, está a afirmar que o encarceramento não é proporcional ao delito cometido e as circunstâncias presentes no caso concreto", defende no pedido. "Portanto, se existem motivos hígidos a sustentar o cumprimento de pena em regime semiaberto, não podem permanecer válidos aqueles provisórios que embasavam o decreto de prisão preventiva", completa.

O pedido da DPU foi encaminhado ao gabinete do ministro Luiz Fux, presidente do STF. Nele, a defensoria reuniu 42 acórdãos e 569 decisões monocráticas consolidadas no tribunal para sustentar que esse tipo de prisão é incompatível com outros regimes de detenção.

Fonte: https://noticias.uol.com.br

Comentar

vetenuo

bannerdisponivel

bannerdisponivel

bannerdisponivel

bannerdisponivel

Impakto nas Redes Sociais

                                  Saiba os benefícios de usar o LinkedIn para a sua vida profissional - IFS -  Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe 

blogimpakto  acervo       jornalismoinvestigativo   ademilar   ademilar1

TVSENADO   Monitor da Violência – NEV USP   Capa do livro: Prova e o Ônus da Prova - No Direito Processual Constitucional Civil, no Direito do Consumidor, na Responsabilidade Médica, no Direito Empresarial e Direitos Reflexos, com apoio da Análise Econômica do Direito (AED) - 3ª Edição - Revista, Atualizada e Ampliada, João Carlos Adalberto Zolandeck      

procurados

Desenvolvido por: ClauBarros Web