WhatsApp Image 2021 12 08 at 13.52.38

Policial preso por dar instruções de tiro a miliciano recebeu homenagens e medalha nas Câmaras do Rio e Duque de Caxias

https://s2.glbimg.com/DnPHLMBVTH3Ia7fnHObSCNlYiUg=/0x0:349x518/984x0/smart/filters:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2022/p/F/MdX8ESRdSugBvbsa0kdA/whatsapp-image-2022-05-21-at-20.03.21.jpeg O policial penal Wesley José dos Santos, instrutor de tiro que foi preso em maio por envolvimento com uma milícia na Zona Oeste do Rio, recebeu uma moção de reconhecimento na Câmara do Rio de Janeiro e uma medalha de Embaixador da Paz em um evento na Câmara de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense.

Wesley foi investigado por ter dado dicas de tiro ao miliciano Francisco Anderson da Silva Costa, o Garça ou PQD. Ele recebeu ainda uma camisa tática de presente do miliciano, de acordo com mensagens interceptadas.

Segundo investigações da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco), Wesley e outros policiais penais repassavam informações de bancos de dados da Secretaria de Administração Penitenciária (Seap), de dentro das unidades prisionais, para os milicianos.

Camisa tática foi presente de Garça para policial penal, segundo as investigações — Foto: Reprodução

O juiz Marcelo Rubioli, em decisão publicada no dia 20 de agosto, substituiu a prisão dos presos na operação, entre policiais militares, penais e uma delegada da Polícia Civil, por medidas cautelares.

São elas:

  • Comparecimento bimestral para justificar atividades;
  • Proibição de se ausentar do Estado sem autorização;
  • Proibição de contato entre si e com testemunhas, salvo parentes e advogados;
  • Afastamento dos cargos de policial penal e delegada de Polícia Civil;
  • Impossibilidade de entrada e permanência em dependências operacionais ou administrativas da Seap-RJ e da Sepol-RJ.

Em sua rede social, Wesley postou no dia 30 de agosto sobre a homenagem que recebeu na Câmara de Duque de Caxias, ao receber a Medalha do Mérito Embaixador da Paz no Brasil.

A honraria é concedida pela Associação Internacional dos Embaixadores da Paz no Brasil a personalidades militares e civis que tenham prestado relevantes serviços na construção de uma sociedade mais pacífica.

"Deus é fiel!!! Dia de honraria na Câmara de Caxias. Me sinto imensamente honrado em receber a medalha, indicado pela minha grande amiga Luciane Santiago. Vamos com tudo", diz ele.

Em outra postagem, no final de agosto, ele mostra uma moção de louvor e reconhecimento dada pela Câmara do Rio. A homenagem foi proposta pelo vereador Celso Costa, a quem ele agradece na postagem.

"Infelizmente eu não pude estar presente para receber essa honraria, mas não posso deixar de expressar a minha gratidão ao vereador Celso Costa pelo reconhecimento. Vamos com tudo!!"

O vereador Celso Costa, que é um policial penal, relatou que a homenagem foi "um equívoco da equipe que organiza as moções, e que a mesma será revogada."

Diálogos com Garça

Em mensagens interceptadas pela Delegacia de Repressão a Ações Criminosas Organizadas (Draco-IE), Garça pede dicas a Wesley sobre como atirar melhor.

"Boa tarde irmão, estou muito ruim de tiro, cara kkk Quatro disparos de pistola, três distâncias de um palmo. Pô, eu não entendo, eu devo estar errando em algum fundamento", diz Garça.

"Às vezes é velocidade", responde Wesley.

Após alguns questionamentos e fotos enviadas pelo miliciano, o policial penal responde:

"Agora sim, padrão Brigada!"

Em outra mensagem, Wesley segue nas instruções de tiro.

"Um pouco à frente do outro. Show!"

Em outro momento, ele ganha um presente de Garça: uma camisa tática. Uma foto comprova o “mimo”. Outros diálogos mostram que o miliciano pergunta a Wesley se o presente já havia chegado.

"E aí irmão? Já recebeu a blusa?", pergunta Francisco.

"O amigo está trazendo", responde o policial.

"Show", diz o miliciano, que logo em seguida recebe a foto do policial com a camisa tática."

Respostas

A Associação Internacional Embaixadores da Paz, procurada pelo g1, não respondeu até a publicação desta reportagem.

Fonte: https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/noticia/2022/09/06/policial-preso-por-dar-instrucoes-de-tiro-a-miliciano-recebeu-homenagens-e-medalha.ghtml

Comentar

vetenuo

bannerdisponivel

bannerdisponivel

bannerdisponivel

bannerdisponivel

Impakto nas Redes Sociais

                                  Saiba os benefícios de usar o LinkedIn para a sua vida profissional - IFS -  Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe 

blogimpakto  acervo       jornalismoinvestigativo      Capa do livro: Prova e o Ônus da Prova - No Direito Processual Constitucional Civil, no Direito do Consumidor, na Responsabilidade Médica, no Direito Empresarial e Direitos Reflexos, com apoio da Análise Econômica do Direito (AED) - 3ª Edição - Revista, Atualizada e Ampliada, João Carlos Adalberto Zolandeck   observadh

procurados

Desenvolvido por: ClauBarros Web