WhatsApp Image 2021 12 08 at 13.52.38

Quadrilha chefiada por preso cobrava mensalidade de traficantes alvos de operação na Grande Cuiabá

Dinheiro era repassado ao chefe de quadrilha, que está preso. Polícia cumpriu 24 mandados de prisão e entre os presos está o responsável por cadastrar as bocas de fumo e arrecadar o dinheiro.

pc1412O chefe da quadrilha de tráfico cobrava mensalidade dos traficantes que são alvos da Operação Babilônia, realizada pela Delegacia Especializada de Entorpecentes (DRE), nesta terça-feira (12). Ele monitorava de dentro da prisão o comércio de drogas na periferia de Cuiabá e Várzea Grande, região metropolitana da capital. A mensalidade era de R$ 5 mil para cada boca de fumo. 

O delegado Rodrigo Azem afirmou que o dinheiro da mensalidade paga ao chefe da quadrilha era enviado para o presídio e era usado para a manutenção das bocas de fumo. "Foram sete meses de investigação e as informações chegavam por meio de denúncias para que pudéssemos identificar os criminosos que atuavam no comércio de entorpecentes", afirmou. 

Foram cumpridos 24 mandados de prisão preventiva e apreendidos mais de 10 kg de droga. 

Na casa de um dos suspeitos, que, segundo a polícia, era responsável por aliciar os jovens para o tráfico e arrecadar o dinheiro e levar ao chefe da organização, foi encontrada uma contabilidade e R$ 5 mil em dinheiro. A casa dele fica no Bairro Pedra 90, em Cuiabá. 

Ronaldo Nonato, conhecido pelo apelido de Gordão, tem exerce grande influência sobre os demais traficantes, considerados ‘menores’ e fazia o cadastramento das bocas de fumo no bairro. 

Os investigados movimentavam o comércio de drogas em bairros periféricos, como o Pedra 90, Tijucal, Osmar Cabral e região. Do total de mandados, 90% estão direcionados a pontos de distribuição de entorpecentes de Cuiabá. Os demais são para algumas localidades de Várzea Grande. 

A investigação começou a partir de denúncias que evoluíram para apreensões de drogas, prisões de traficantes e detenções de usuários. No total, foram criados 15 inquéritos e termos circunstanciados de ocorrências. 

A investigação identificou a existência de membros que desempenham funções específicas. O comércio de drogas objetiva angariar lucros, meio de vida para sobrevivência de traficantes, que com a venda de drogas fomentam diversos crimes como roubos, furtos e homicídios. 

Fonte: G1

Comentar

vetenuo

bannerdisponivel

bannerdisponivel

bannerdisponivel

bannerdisponivel

Impakto nas Redes Sociais

                                  Saiba os benefícios de usar o LinkedIn para a sua vida profissional - IFS -  Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe 

blogimpakto  acervo       jornalismoinvestigativo      Capa do livro: Prova e o Ônus da Prova - No Direito Processual Constitucional Civil, no Direito do Consumidor, na Responsabilidade Médica, no Direito Empresarial e Direitos Reflexos, com apoio da Análise Econômica do Direito (AED) - 3ª Edição - Revista, Atualizada e Ampliada, João Carlos Adalberto Zolandeck   observadh

procurados

Desenvolvido por: ClauBarros Web