O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) classificou a aprovação da medida na Câmara dos Deputados como “um avanço importante para o nosso país”.
Políticos da direita comemoram nesta quinta-feira (12) a aprovação na Câmara dos Deputados da castração química de pedófilos. A previsão foi incluída por uma emenda do deputado e ex-ministro Ricardo Salles (NOVO-SP) a um projeto de lei que cria o Cadastro Nacional de Pedófilos.
Segundo o texto, o procedimento será feito com o uso de medicamentos inibidores da libido seguindo termos regulamentados pelo Ministério da Saúde.
Em uma publicação no X (antigo Twitter), o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) classificou a aprovação como “um avanço importante para o nosso país”.
– Há mais de uma década defendo a castração química para estupradores e pedófilos. Hoje, a Câmara deu um passo histórico nessa direção ao aprovar a castração como parte das penas a serem impostas a criminosos envolvidos em crimes sexuais contra crianças. Ainda há muito a ser… pic.twitter.com/L0pkk9EngK
— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) December 12, 2024
Já o senador Cleitinho (Republicanos-MG) afirmou que a medida é necessária por causa da falta da proibição da pena de morte no Brasil para esses criminosos.
Esquerda contrária
Embora todos os partidos tenham se manifestado favoravelmente à proposta original, legendas da esquerda votaram contra a inclusão da emenda de Salles.
Em seu perfil no X, o deputado Chico Alencar (Psol-RJ) argumentou que pedófilos não agem apenas pela relação sexual, mas pela relação de poder, e destacou que o crime pode acontecer “com ou sem uso do órgão genital e independente de libido”.
Castração química é medida ineficaz e perigosa, que abre margem para erros judiciais e não necessariamente previne abusos. A luta contra essa violência precisa de políticas reais, baseadas no fortalecimento da proteção integral às nossas crianças e adolescentes.
— Chico Alencar ☀️ (@depchicoalencar) December 12, 2024
Fonte: https://www.itatiaia.com.br/politica/2024/12/12/politicos-divergem-sobre-aprovacao-da-castracao-quimica-para-pedofilos