São Paulo — O Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate) da Polícia Civil foi acionado, na noite dessa quarta-feira (17/7), para conter um soldado da Polícia Militar durante uma live em seu perfil no Instagram.
Vinicius Laurentino, famoso nas redes sociais como Vinicius Galliatto, ficou por mais de duas horas ameaçando tirar a própria vida dentro de um batalhão da corporação em Atibaia, na Grande São Paulo. Na transmissão ao vivo, mais de 2 mil pessoas assistiam à cena.
“Tem dinheiro para investir em segurança pública? Tem. Mas e o ser humano, seus bostas? O ser humano ninguém vê, porque não vale nada para vocês”, gritou ele durante a transmissão. Ao fundo, é possível ouvir outros policiais, do lado de fora da sala, negociando para que ele desistisse da ideia.
O PM deixou o local por volta das 3h. Ele recebeu atendimento do Corpo de Bombeiros e foi encaminhado para acompanhamento psiquiátrico. Segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP), ele se “encontra afastado das atividades profissionais para sua recuperação. Uma sindicância foi instaurada para apurar todas as circunstâncias relativas ao fato”. Ainda de acordo com a pasta, o policial já responde a um processo disciplinar.
Galliatto possui mais de 90 mil seguidores no Instagram. Na rede social, o PM publica vídeos com críticas às condições de trabalho da corporação. Há semanas, ele diz estar sendo alvo de processos e “repressão” interna.
Busque ajuda
Está passando por um período difícil? O Centro de Valorização da Vida (CVV) pode ajudar por meio do número 188. A organização atua no apoio emocional e na prevenção do suicídio, atendendo, voluntária e gratuitamente, a todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo. A ajuda está disponível por telefone, e-mail, chat e Skype, 24 horas, todos os dias.
O Núcleo de Saúde Mental (Nusam) do Samu também é responsável por atender a demandas relacionadas a transtornos psicológicos. O Núcleo atua tanto de forma presencial, em ambulância, como a distância, por telefone, na Central de Regulação Médica 192.
Na rede pública da saúde, a assistência psicológica pode ser encontrada nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPs), nos hospitais e em unidades básicas de Saúde.