Vítima de 73 anos escapou da ação de dois suspeitos que se passavam por funcionários do banco. Eles investigados por crimes em, pelo menos, 28 agências da capital.
"Fui fazer meus agendamentos, como sempre faço no fim do mês. Quando estava saindo, o homem veio atrás de mim e disse: 'Dona, dona, tá fechando'. Ele estava com um aparelho na mão, fingindo que falava com um gerente, falando que precisava do meu dedo para finalizar, contou a mulher.
"Achei estranho, ele devia ter falado biometria, não dedo. Fiquei com medo. Trabalhei 40 anos da minha vida para ter uma vida tranquila", contou a mulher.
Clientes estranharam ação de golpistas
Durante a tentativa de golpe, a movimentação desse homem e de outro suspeito chamou a atenção de clientes que estavam na agência. Uma das pessoas desconfiou da ação e alertou que se tratava de criminosos.
Policiais que estavam nas proximidades foram acionados e conseguiram prender a dupla na saída do banco. Com eles, foram apreendidos dois celulares e R$ 322 em dinheiro.
Os presos foram identificados como Marco Antônio Sopko, de 41 anos, e Fábio Antônio Santos Moreira, de 44. Segundo a Polícia Civil, eles foram autuados em flagrante por estelionato. A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) informou que eles estão sob custódia no Ceresp Gameleira, na capital mineira.
Dupla monitorada por 5 anos
De acordo com o Banco do Brasil, a dupla já era monitorada há mais de cinco anos. Eles são suspeitos de envolvimento em fraudes milionárias em pelo menos 28 agências da capital mineira entre março e julho deste ano.
As ações seguiam o mesmo padrão: abordagem a idosos nos terminais de autoatendimento, com tentativa de acesso às contas por meio de cartões ou biometria.
A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) reforçou que os terminais de autoatendimento são considerados seguros e recebem investimentos em medidas como monitoramento eletrônico, identificação biométrica e dispositivos antifraude.
A entidade orienta os clientes a procurarem funcionários identificados em caso de problemas com os caixas eletrônicos e a nunca aceitarem ajuda de terceiros. Fora do expediente, a recomendação é entrar em contato com os canais oficiais dos bancos.