Nesse fim de semana, operações de segurança em unidades prisionais da capital e do interior do Mato Grosso do Sul resultaram na interceptação de celulares e drogas, reforçando a vigilância e controle dentro dos estabelecimentos penais.
Na noite de domingo (26.5|), por volta das 22h, policiais penais interceptaram um celular arremessado por um drone no Estabelecimento Penal Jair Ferreira de Carvalho, em Campo Grande. Um servidor da torre de vigilância avistou o momento em que o drone sobrevoava a unidade e lançou o equipamento. O policial penal de plantão foi alertado e conseguiu apreender o aparelho antes que os internos pudessem pegá-lo. O celular estava embrulhado em plástico bolha e foi arremessado no solário do Pavilhão I, Galeria A.
No sábado (25.5), um policial penal identificou, por volta das 10h15, dois celulares escondidos em uma vasilha de sobremesa trazida por uma visitante no Instituto Penal de Campo Grande. Os aparelhos, juntamente com duas películas e uma placa touch, estavam envoltos em papel carbono para tentar burlar a segurança. A visitante, irmã de um interno, admitiu ter recebido os itens de outra mulher na frente do presídio e que seria recompensada pelo serviço. Ela foi detida e responderá por favorecimento real ao tentar facilitar a entrada de aparelhos telefônicos na unidade prisional.
No Estabelecimento Penal de Paranaíba, também no sábado, uma mulher de 27 anos foi flagrada tentando entrar no presídio com drogas escondidas no sutiã. Durante a revista, os policiais penais perceberam a tentativa de contrabando e a encaminharam para a delegacia de polícia. A mulher foi indiciada por tráfico de drogas, agravado pelo fato da infração ter sido cometida e um estabelecimento prisional.
As operações de segurança realizadas neste fim de semana demonstram a eficácia e a importância da vigilância constante nas unidades prisionais do Mato Grosso do Sul. A interceptação de celulares e drogas evita a facilitação de crimes dentro dos presídios, garantindo a segurança e a ordem nos estabelecimentos penais.