Arkham City da vida real: El Salvador inaugura maior presídio das Américas

oc De acordo com algumas fontes, o Batman enfrenta cerca de 3 ou 4 mil presidiários no segundo jogo da Rocksteady para o homem-morcego: Arkham City. E se com esse número o presídio já era considerado uma cidade, o que diremos então sobre o Cecot de El Salvador com capacidade de receber 40 mil detentos?

Inaugurado em fevereiro, o Cecot (sigla para Centro de Confinamento do Terrorismo) tem capacidade para 40 mil presos e, no última dia 12 de junho, recebeu de uma só vez 2 mil detentos numa mega operação coordenada pelo governo federal do país.

Para comparar com um presídio real, no triste dia 2 de outubro de 1992, o evento que ficou marcado como "massacre do Carandiru", a agora extinta penitenciária tinha 7.500 detentos e era a maior da América Latina.

Outra comparação é com a população de cidades brasileiras: 3754 cidades brasileiras possuem população menor do que 40 mil habitantes. Na verdade, dos 5570 municípios brasileiros, apenas 816 possuem população maior do que 40 mil pessoas, segundo o Censo do IBGE de 2022.

O que faz El Salvador, o 19º país em população nas Américas (pouco menos de 6.5 milhões de habitantes) a ter a maior cadeia do continente?

Como o G1 conta, El Salvador está em uma verdadeira guerra contra o crime de gangues e o governo prendeu cerca de 2% de toda a população, fazendo com que El Salvador se torne o país com a maior taxa de encarcerados do mundo.

Com isso, o sistema penitenciário do país ficou extremamente sobrecarregado e o Cecot foi criado para abrir novas vagas e aliviar as antigas cadeias do país. Até sua inauguração, a maior cadeia do país era La Esperanza, que tinha capacidade para 10 mil presos -- mas abrigava 33 mil pessoas.

O Cecot ocupa uma área de 166 hectares e será patrulhada por 250 policiais, segundo Osiris Luna, diretor do sistema de prisões de El Salvador.

Fonte: https://br.ign.com/tech/125905/news/arkham-city-da-vida-real-el-salvador-inaugura-maior-presidio-das-americas

Related Articles

Copyright © Impakto Penitenciário / Design by MPC info