A Polícia Civil realizou uma operação, na manhã desta quinta-feira (6), para desarticular um grupo responsável pelo tráfico de drogas e por ameaças a juízes e policiais nos vales do Rio Pardo e do Paranhana. Ao todo, oito pessoas foram presas em sete cidades do Rio Grande do Sul.
Conforme o delegado Robinson Palominio, de Encruzilhada do Sul, a investigação se iniciou em dezembro do ano passado, quando um homem foi preso pela Brigada Militar na cidade com drogas. O celular dele e anotações foram apreendidos, o que demonstrou um grupo organizado na comercialização de entorpecentes.
A partir dessa apreensão, descobriu-se que a base do grupo era na cidade de Encruzilhada do Sul e arredores. Os criminosos também seriam responsáveis por estimular ataques a autoridades. No aparelho celular do investigado foram encontradas ameaças a juízes e policiais que atuassem contra o grupo.
A operação contou com 48 policiais que cumpriram 10 mandados de prisão e 12 de busca e apreensão. Oito pessoas acabaram presas, quatro em Encruzilhada do Sul, uma em Caxias do Sul, uma em Igrejinha, uma em Venâncio Aires e uma em Charqueadas.
Além dessas cidades, foram cumpridos mandados em Três Coroas e Camaquã. Uma caminhonete Land Rover, drogas, balança e duas armas falsas foram apreendidas.
A Operação Irmandade foi realizada pela DP de Encruzilhada do Sul e demais delegacias da 16ª Região. Também houve apoio da Polícia Penal para efetuar as ações nas casas prisionais.