O filho do vereador e policial civil de Piracuruca, Cerqueira Neto (PT), foi preso em flagrante, na manhã desta sexta-feira (3), durante uma operação da Polícia Civil do Piauí contra tráfico de drogas e de armas no município, localizado 209 km ao Norte de Teresina.
A operação foi deflagrada pelo Departamento Estadual de Repressão ao Narcotráfico (Denarc) e teve como objetivo cumprir quatro mandados de busca e apreensão. Além do combate ao tráfico de drogas, a ação visava retirar armas de circulação. O g1 tentou contato com o vereador Cerqueira Neto, mas não obteve resposta até a última atualização desta reportagem.
Durante o cumprimento das ordens judiciais, foram apreendidas quatro armas. O delegado Samuel Silveira, coordenador do departamento, afirmou que três delas estavam na casa do filho do parlamentar e policial civil.
"É uma investigação que acontece desde o ano passado. Dois alvos eram o olhar maior nesse momento da investigação. Um dado indivíduo, que é policial civil e vereador da cidade, e o filho dele. Na residência do filho foram encontradas armas longas, de grosso calibre e longo alcance, um veículo com alteração, que vamos periciar, e uma série de outros indícios de provas que vão robustecer nossas investigações", afirmou o delegado.
Em nota, o Partido dos Trabalhadores (PT) informou que está buscando mais informações para esclarecer os fatos e, caso haja a confirmação de envolvimento do vereador, ele será orientado a se afastar do partido. Se houver recusa, haverá a aplicação das sanções disciplinares previstas no estatuto do partido. (Confira a nota na íntegra ao fim da reportagem)
"A operação faz parte dos esforços contínuos da Polícia Civil para intensificar o enfrentamento ao crime organizado, garantir a segurança da população e proteger a sociedade contra práticas ilícitas", afirmou a Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI) em nota.
Além da equipe do Denarc, a ação contou com o apoio da Superintendência de Operações Integradas da SSP-PI, Força Estadual Integrada de Segurança Pública e Corregedoria da PC-PI.
Filho de vereador de Piracuruca é preso durante operação contra tráfico de drogas — Foto: Divulgação/SSP-PI
Nota - Partido dos Trabalhadores (PT)
O Partido dos Trabalhadores vem a público manifestar-se sobre os recentes acontecimentos envolvendo o vereador Cerqueira Neto, no município de Piracuruca.
- Tomamos conhecimento do caso pela imprensa e estamos acompanhando as informações divulgadas.
- Entramos em contato com a direção local do partido para obter detalhes e compreender a situação.
- Estamos buscando maiores informações junto às autoridades competentes para esclarecer os fatos.
Reafirmamos nosso compromisso com a ética, a transparência e a responsabilidade pública. Caso sejam confirmados indícios concretos do envolvimento do vereador Cerqueira Neto em atos incompatíveis com os princípios do PT:
- O partido orientará o filiado a se afastar de suas funções públicas, pedindo sua saída voluntária.
- Na hipótese de recusa, serão aplicados os dispositivos previstos no Estatuto do Partido dos Trabalhadores, que tratam de sanções disciplinares cabíveis.
Reiteramos que não compactuamos com qualquer prática que atente contra os valores democráticos e a confiança da população. O PT segue comprometido com a apuração rigorosa dos fatos e com o respeito às instituições.