Na manhã desta sexta-feira, 22 de novembro, um homem de 35 anos, acusado de sequestro e homicídio em Paranaguá, foi encontrado morto dentro da Penitenciária de Piraquara. O detento, identificado como Anderson Luiz Marcondes Junior, de 35 anos, conhecido como “Tonhão”, estava preso por envolvimento no sequestro e morte de Rodrigo Cesar de Oliveira Soares, de 43 anos, ocorrido em 13 de agosto deste ano.
A Polícia Civil capturou Anderson em 1º de novembro de 2023, em uma casa na Rua dos Flamingos, no bairro Jardim Esperança, em Paranaguá. Ele foi preso assim que saiu da residência para receber um produto solicitado pela internet. A operação, coordenada pelo delegado Ivan da Silva, contou com o apoio da Força Nacional de Segurança. Antes de Anderson, outros três envolvidos no assassinato já haviam sido presos.
O delegado Ivan da Silva destacou a importância do trabalho da equipe de policiais civis de Paranaguá, que monitorou o local onde Anderson estava escondido. “Nossa equipe descobriu onde ele estava escondido e ficou monitorando o local”, afirmou o delegado. Ainda há um quinto suspeito foragido, com quatro mandados de prisão em aberto por crimes violentos na região sul.
A Polícia Civil descobriu que o homicídio de Rodrigo Cesar de Oliveira Soares, que havia recém saído da cadeia, foi motivado por uma guerra entre facções ligadas ao tráfico de drogas na cidade e a disputa por pontos de venda.
Não se sabe ao certo o motivo da morte de Anderson. Familiares souberam da morte e entraram em desespero na manhã desta sexta-feira na Ilha dos Valadares. Algumas pessoas relataram ter visto uma pessoa caída no chão e outras pessoas próximas chorando. Uma equipe da ROMU foi até o local, mas os familiares disseram que estava tudo bem.
As autoridades estão investigando as circunstâncias da morte, a Polícia Civil continua a investigar o caso e pede que qualquer informação relevante seja comunicada às autoridades.