Dois detentos do Instituto Penal Plácido Sá Carvalho, no Complexo Penitenciário de Gericinó, na Zona Oeste do Rio, foram flagrados, na última segunda-feira, na área externa da unidade no momento em que lançavam drogas sobre o muro. De acordo com a Secretaria estadual de Administração Penitenciária (Seap), a equipe da Coordenação de Correição de Gericinó já monitorava a situação, realizou a abordagem e apreendeu 2,2 quilos de entorpecentes.
Os presos foram encaminhados para a 34ª DP (Bangu), onde foi feita a prisão em flagrante de ambos. A Seap informou que a Corregedoria da pasta instaurou uma sindicância para apurar as responsabilidades no caso.
Presos são flagrados jogando drogas por cima de muro de presídio no Complexo de Gericinó
Na terça-feira, uma nova ação foi realizada no Plácido Sá Carvalho. Durante uma revista, foram encontrados 37 celulares, 19 chips telefônicos, 1.200 papelotes de erva seca picada, 14 tabletes de erva seca, 5 pacotes com pó branco, 1.159 papelotes de pó branco e uma ampola de anabolizante. Parte do material estava enterrada na parte externa da unidade prisional e outra se encontrava no banheiro de uma área comum dos internos, não sendo possível identificar os responsáveis.
Todo o material foi encaminhado para a 34ª DP. A Corregedoria instaurou uma nova sindicância para investigar os responsáveis pelas irregularidades.
A Seap informou que já investigava denúncias relacionadas à entrada de materiais ilícitos no instituto penal e isso foi o que motivou a realização dessas duas ações.